Metodologias ativas na disciplina de urgência e emergência: contribuição para formação do enfermeiro a partir de uma análise bibliográfica

Autores

  • Ana Carla Almeida Xavier
  • Andresa Teixeira Santos Faculdade de Tecnologia e Ciências/FTC
  • Kay Amparo Santos Faculdade de Tecnologia e Ciências/FTC
  • Ramon Evangelista Luz
  • Gislene de Jesus Cruz Sanches Faculdade de Tecnologia e Ciências

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v17i1.5392

Palavras-chave:

Enfermagem, Emergência, Estudantes, Metodologia

Resumo

Objetivo deste estudo é analisar os conteúdos em artigos científicos sobre processo de formação do enfermeiro e identificar as habilidades necessárias para atuação em unidades de emergência hospitalares, destacando as metodologias ativas como proposta inovadora. Revisão Sistemática, no período de 2010- 2017.1, a partir dos descritores Enfermagem, Emergência, Estudantes, Metodologia. Correspondendo aos resultados, observamos que a prevalência da amostra das 12 publicações foi nos anos de 2015 com amostra de 5 artigos, sendo 42% da amostra e 2014 sendo 4 artigos referindo 33%. Os idiomas entre Inglês, português e Espanhol, prevalecendo o Português e Inglês sendo 42% da amostra escolhida. A assistência de enfermagem em unidades de emergências hospitalares requer do enfermeiro conhecimento científico pensamento crítico criativo e eficaz. Dessa, forma as metodologias ativas colocam o graduando como protagonista do seu aprendizado, tornando-os assim capazes de resolver problemas e situações inerentes à função da enfermagem.

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Publicado

2021-05-10

Como Citar

Xavier, A. C. A., Santos, A. T., Santos, K. A., Luz, R. E., & Sanches, G. de J. C. (2021). Metodologias ativas na disciplina de urgência e emergência: contribuição para formação do enfermeiro a partir de uma análise bibliográfica. Saúde.Com, 17(1). https://doi.org/10.22481/rsc.v17i1.5392

Edição

Seção

Artigos de revisão