AMPLIANDO A SALA DE AULA: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA MONITORIA ACADÊMICA

Autores

  • Francisco Willian Melo de Sousa Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Jessica Ketleen Caetano Lopes
  • Maria Luisa Damasceno Silva
  • Maria do Socorro Melo Carneiro
  • Lycélia da Silva Oliveira

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Ensino Superior, Monitoria

Resumo

Relatar as atividades desenvolvidas por meio de metodologias ativas na monitoria acadêmica do curso de graduação em enfermagem. Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de abordagem qualitativa, elaborado a partir de vivências na monitoria acadêmica do módulo Atenção Primária à Saúde II, componente da grade curricular do curso de graduação em enfermagem bacharelado, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, no período de abril a agosto de 2019. A abordagem das temáticas Sistema Único de Saúde, Estratégia Saúde da Família, participação social, ferramentas de avaliação familiar e o uso de metodologias ativas nos encontros de monitoria oportunizaram a construção efetiva do aprendizado coletivo, possibilitaram a troca de conhecimentos, de experiências e saberes que enriqueceram a formação acadêmica e profissional. A monitoria enquanto programa de iniciação à docência proporciona o aprimoramento acadêmico no ambiente universitário, permitindo ao estudante aproximação do ofício de ser professor, sobretudo, oportuniza o desenvolvimento de competências e habilidades comunicacionais e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Willian Melo de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduando em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral-CE. Membro do Observatório de pesquisas para o Sistema Único de Saúde (OBSERVASUS) na linha de Atenção e Gestão em Saúde.

Jessica Ketleen Caetano Lopes

Graduanda do oitavo semestre do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)- Sobral-CE.

Maria Luisa Damasceno Silva

Graduanda do quinto semestre do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)- Sobral-CE.

Maria do Socorro Melo Carneiro

Enfermeira. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Lycélia da Silva Oliveira

Psicologa. Mestranda em saúde da família pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2020-11-03

Como Citar

Melo de Sousa, F. W., Caetano Lopes, J. K., Damasceno Silva, M. L., Melo Carneiro, M. do S., & da Silva Oliveira, L. (2020). AMPLIANDO A SALA DE AULA: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA MONITORIA ACADÊMICA. Saúde.Com, 16(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/5742

Edição

Seção

Relato de experiência