AMPLIANDO A SALA DE AULA: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA MONITORIA ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v16i2.5742Palabras clave:
Atenção Primária à Saúde, Ensino Superior, MonitoriaResumen
Relatar as atividades desenvolvidas por meio de metodologias ativas na monitoria acadêmica do curso de graduação em enfermagem. Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de abordagem qualitativa, elaborado a partir de vivências na monitoria acadêmica do módulo Atenção Primária à Saúde II, componente da grade curricular do curso de graduação em enfermagem bacharelado, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, no período de abril a agosto de 2019. A abordagem das temáticas Sistema Único de Saúde, Estratégia Saúde da Família, participação social, ferramentas de avaliação familiar e o uso de metodologias ativas nos encontros de monitoria oportunizaram a construção efetiva do aprendizado coletivo, possibilitaram a troca de conhecimentos, de experiências e saberes que enriqueceram a formação acadêmica e profissional. A monitoria enquanto programa de iniciação à docência proporciona o aprimoramento acadêmico no ambiente universitário, permitindo ao estudante aproximação do ofício de ser professor, sobretudo, oportuniza o desenvolvimento de competências e habilidades comunicacionais e sociais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Saúde.com
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.