Transtorno do espectro autista: análise e considerações a partir da ótica da neuropsicopedagogia clínica sobre o diagnóstico precoce e instrumentos validados no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v18i2.9039Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, diagnóstico precoce, neuropsicopedagogia, crianças, desenvolvimento, educaçãoResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que se manifesta nos primeiros anos de vida, causando perturbações no desenvolvimento neurológico do indivíduo em áreas como: comunicação, comportamento, interação social e aprendizagem, apresentando diferentes graus e incidências. Estudos recentes apontam que cerca de um a dois por cento de crianças e adolescentes em população mundial apresentam o transtorno, com maior ocorrência em indivíduos do sexo masculino. A fim de analisar a relevância do diagnóstico precoce e os instrumentos utilizados para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos que abordavam esses assuntos, indexados nas bases de dados eletrônicas nos periódicos online. Os resultados encontrados mostraram que o diagnóstico do TEA é uma tarefa complexa, que exige qualificação e experiência dos profissionais envolvidos e que uma das principais dificuldades para esse diagnóstico refere-se à amplitude do espectro e aos instrumentos disponíveis, que além de suas validações serem recentes no Brasil, a maior parte deles destina-se a avaliar crianças a partir dos três anos. Vale ressaltar que os autores destacam a necessidade do diagnóstico precoce entre o primeiro e segundo ano de vida, para assim, obter resultados mais expressivos e eficazes na intervenção, visto que na faixa etária dos primeiros anos de vida observa-se com maior frequência os aspectos relacionados ao neurodesenvolvimento.
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