Português
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v18i2.9039Palabras clave:
Transtorno do Espectro Autista, diagnóstico precoce, neuropsicopedagogia, crianças, desenvolvimento, educaçãoResumen
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que se manifesta nos primeiros anos de vida, causando perturbações no desenvolvimento neurológico do indivíduo em áreas como: comunicação, comportamento, interação social e aprendizagem, apresentando diferentes graus e incidências. Estudos recentes apontam que cerca de um a dois por cento de crianças e adolescentes em população mundial apresentam o transtorno, com maior ocorrência em indivíduos do sexo masculino. A fim de analisar a relevância do diagnóstico precoce e os instrumentos utilizados para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica de artigos que abordavam esses assuntos, indexados nas bases de dados eletrônicas nos periódicos online. Os resultados encontrados mostraram que o diagnóstico do TEA é uma tarefa complexa, que exige qualificação e experiência dos profissionais envolvidos e que uma das principais dificuldades para esse diagnóstico refere-se à amplitude do espectro e aos instrumentos disponíveis, que além de suas validações serem recentes no Brasil, a maior parte deles destina-se a avaliar crianças a partir dos três anos. Vale ressaltar que os autores destacam a necessidade do diagnóstico precoce entre o primeiro e segundo ano de vida, para assim, obter resultados mais expressivos e eficazes na intervenção, visto que na faixa etária dos primeiros anos de vida observa-se com maior frequência os aspectos relacionados ao neurodesenvolvimento.
Descargas
Citas
ALVES F.J, CARVALHO E.A., AGUILAR J., BRITO L.L., BASTOS G.S. Applied Behavior Analysis for the Treatment of Autism: A Systematic Review of Assistive Technologies, IEEEXplore. vol. 8, pp. 118664-118672, 2020, doi: 10.1109 Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?tp=&arnumber=9127441 Acesso em: 04 de jun 2021.
American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais- 5ª Edição Revisada (DSM-V-TR). Porto Alegre: Artmed; 2014.
ZANON, Regina; BACKES; Bárbara, BOSA, Cleonice. Diagnóstico do autismo: relação entre fatores contextuais, familiares e da criança. Psicologia: Teoria e Prática [en linea]. 2017, 19(1), 152-163. ISSN: 1516-3687. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id =193851916009. Acesso em: 20 de ago. de 2020.
SILVA, Camila; ELIAS, Luciana. Instrumentos de Avaliação no Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática. Aval. psicol., Itatiba, v. 19, n. 2, p. 189-197, jun. 2020. Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php? script=sci_arttext& pid=S1677- 04712020000200010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 30 set. de 2020. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2020.1902.09.
MARQUES, Daniela; BOSA, Cleonice. Protocolo de Avaliação de Crianças com Autismo: Evidências de Validade de Critério. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 31, n. 1, p. 43-51, Mar. 2015. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S0102-37722015000100043&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 24 de set. de 2020. .https://doi.org/10.1590/0102- 37722015011085043051.
SILVA, Beatriz et al. Dificuldade no diagnóstico precoce do transtorno do espectro autista e seu impacto no âmbito familiar. CIPEEX, v. 2, p. 1086–1098, 2018. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/CIPEEX/article/view/2878. Acesso em: 14 de set. de 2020.
BOSA, Cleonice Alves; LAMOGLIA, Aline; STEYER, Simone. A Importância da Avaliação de Programas de Capacitação para Identificação dos Sinais Precoces do Transtorno do Espectro Autista – TEA. Trends Psychol, Jul/Sep 2018. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/tpsy/a/tXkQDGZFZp58zSSmg7MTgSd/?lang=pt# >. Acesso em: 29 de jun. de 2021.
COUTO, Cirleine Costa. Percepções de professores sobre o autismo em pré-escolares e a rede social institucional. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira). Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Foz do Iguaçu, 2017. Disponível em: < http://tede.unioeste.br/handle/tede/3247> Acesso em: 30 de jun. de 2021.
CONSELHO TÉCNICO-PROFISSIONAL DA SBNPp. Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – NOTA TÉCNICA Nº 02/2017. Joinville, 16 de março de 2016. Disponível em: <https://www.sbnpp.org.br/arquivos/notas_tecnicas.pdf> Acesso em: 30 de jun. de 2021.
MUNCK, Daniela Rodrigues; CARDOSO, Fabrício Bruno; LOUREIRO, Vitor da Silva. Estudo relativo a instrumentos de avaliação da linguagem em uma bateria neuropsicopedagógica em crianças de 6 e 7 anos do ensino fundamental I. Brazilian Journals of Development. v. 7, n.6, p. 61909-61924. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/3175> Acesso em: 28. de jun. de 2021.
CÓDIGO DE ÉTICA TÉCNICO PROFISSIONAL DA NEUROPSICOPEDAGOGIA e suas alterações. Resolução SBNPp n°05 de 12 de abril de 2021. Altera as Resoluções 03/2014 e 04/2020.
COOPER, H. Research synthesis and meta-analysis: A stepby-step approach (4a ed.). Thousand Oaks, CA: Sage, 2010.
MEDINA, E. U., & PAILAQUILÉN, R. M. B. A revisão sistemática e a sua relação com a prática baseada na evidência em saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 18(4), 824-831, 2010.
ZANON, Regina; BACKES, Bárbara; BOSA, Cleonice. Identificação dos primeiros sintomas do autismo pelos pais. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 30, n. 1, p. 25-33, Mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid= S0102 37722014000100004&lng= en&nrm=iso>. Acesso em: 14 de set. de 2020. https://doi.org/10.1590/S0102-37722014000100004.
SEIZE, Mariana; BORSA, Juliane. Instrumentos para Rastreamento de Sinais Precoces do Autismo: Revisão Sistemática. Psico-USF, Itatiba, v. 22, n. 1, p. 161-176, Apr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S1413-82712017000100161&lng= en&nrm=iso>. Acesso em: 2 de set. de 2020. https://doi.org/10.1590/1413-82712017220114.
PESSIM, Larissa; FONSECA, Bárbara. Transtorno do espectro autista: importância e dificuldade do diagnóstico precoce. Revista FAEF, v.3, n.14, p.7-28, março, 2015. Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/pnnWsCHLoL9zOLE_2015-3-3-14-7-28.pdf. Acesso em: 10 de set. de 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Saúde.com
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.