Covid-19: saúde mental de estudantes e a relação com tipo de instituição e renda familiar
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v18i3.10992Palabras clave:
Estudantes;, Saúde Mental;, ; Instituições de Ensino Superior;, Pandemia, COVID-19Resumen
Objetivou-se averiguar os impactos da pandemia do novo coronavírus e relacioná-los com o tipo de instituição e a renda familiar dos estudantes de ensino superior do Ceará, Brasil. Estudo exploratório, descritivo, de abordagem transversal, realizado entre junho e setembro de 2020, com a participação de 3.691 estudantes do ensino superior do Ceará. Para coleta de dados, utilizaram-se de questionário sociodemográfico e do Inventário de Saúde Mental (MHI-38). Os resultados constataram que os acadêmicos de instituições privadas possuem melhores índices de saúde mental em todas as dimensões do MHI-38. A partir da análise das maiores instituições presentes na pesquisa, constatou-se que os alunos da Universidade Federal do Ceará, assim como os da Universidade Estadual do Ceará, detiveram as menores pontuações, implicando maiores influências psicológicas. Renda e índices de saúde mental possuem relação direta de proporcionalidade. Deste modo, conclui-se que a saúde mental dos estudantes de ensino superior do Ceará foi influenciada conforme a instituição a qual fazem parte e as condições de renda. Logo, compete às entidades de ensino o estabelecimento de redes de apoio para promoção e assistência em saúde mental ao público acadêmico.
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