Desenvolvimento infantil saudável: uma abordagem integrada entre behaviorismo e teorias psicossociais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v20i3.13411

Palabras clave:

Educação da população, Psicologia do desenvolvimento, Comportamentalismo, Impacto psicossocial

Resumen

Este artigo propõe uma abordagem que mescla duas teorias psicológicas distintas; O Behaviorismo Radical de B. F. Skinner e a teoria neofreudiana de Desenvolvimento Psicossocial proposta por Erik Erikson para investigar como certos comportamentos durante a educação de uma criança, como a punição inadequada pode gerar traumas, bloqueios e problemas futuros. A pesquisa enfatiza a importância de entender as diversas dinâmicas familiares existentes para compreender como as práticas punitivas errôneas podem impactar a educação da criança. O texto explora os conceitos de desenvolvimento descritos por Erikson e como comportamentos negativos em diferentes fases podem afetar profundamente o desenvolvimento, refletindo em sua vida adulta. Por fim, o artigo apresenta formas saudáveis de educar uma criança, destacando a Comunicação Não-Violenta, reforçadores e punições adequadas como estratégias benéficas para o desenvolvimento infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fillipe da Silva Lopes de Oliveira, Faculdade de Tecnologia e Ciências

Graduando em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, campus de Jequié. Também graduando em Letras - Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Jequié.

Ana Beatriz Hora dos Santos, Faculdade de Tecnologia e Ciências

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, campus de Jequié.

Gabriel Cavalcanti Almeida, Faculdade de Tecnologia e Ciências

Graduando em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, campus de Jequié.

Ivana de Souza Martins da Silva, Faculdade de Tecnologia e Ciências

Psicóloga, especialista em psicologia hospitalar, psicologia jurídica e psicologia do trânsito. Mestranda em psicologia forense. Professora do curso de psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Jequié.

Citas

Almeida AA de, Fanton C de SP. COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL. Repositório Unisagrado. 2021 Disponível em: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/108

Darling-Fisher CS. Application of the Modifed Erikson Psychosocial Stage Inventory: 25 Years in Review. Western Journal of Nursing Research. Abril de 2018 20;41(3):431–58. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0193945918770457

Erik Erikson & Lifespan Development. Disponível em: https://youtu.be/pxgp69xtV0I

Guahyba BL, Scheeren P, Falceto O. Feminismo na terapia familiar. Pensando famílias. 1];23(1):213–24. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2019000100016&lng=pt&tlng=pt

Guimarães CS. Pontos de Psicologia do Desenvolvimento. 9ª Edição. São Paulo, Ática; 1995.

Kaiser E. Violence on street children: Looking through Erikson’s psychosocial development theory. The Italian Journal for Interdisciplinary Health and Social Development. 2020;5:45-052. Disponível em: https://journalhss.com/wp-content/uploads/jhss_51_045-052.pdf

Lei no 11.340. Governo Federal. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm

Leite AADM, Silva ML. Um estudo bibliográfico da Teoria Psicossocial de Erik Erikson: contribuições para a educação. Debates em Educação. 11(23):148. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6332

Padilha C dos S, Seidler JG da L, Silva DDDM da. Problemas de comportamento infantil no contexto da família em crise conjugal: contribuições da terapia sistêmica. Pensando famílias. 23(2):43–57. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2019000200005&lng=pt&tlng=pt

Ripper J. Desenvolvimento infantil. Unicef. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/desenvolvimento-infantil

Rosenberg MB. Comunicação não violenta. Summus Editorial Ltda.; 2021.

Silva MR da. DESENVOLVIMENTO HUMANO NA TEORIA PSICOSSEXUAL DA INFÂNCIA EM SIGMUND FREUD. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. 8(4):1491–504. Disponível em: https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/5151

Skinner BF. Sobre o behaviorismo. São Paulo, Cultrix; 2003.

Tabile A, Jacometo M. Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso. Revista Psicopedagogia. 2017. 1];34(103):75–86. Disponível em: http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/519/fatores-influenciadores-no-processo-de-aprendizagem--um-estudo-de-caso#:~:text=Dessa%20forma%2C%20a%20aprendizagem%20

Publicado

2024-09-19

Cómo citar

da Silva Lopes de Oliveira, F., Beatriz Hora dos Santos, A., Cavalcanti Almeida, G., & de Souza Martins da Silva, I. (2024). Desenvolvimento infantil saudável: uma abordagem integrada entre behaviorismo e teorias psicossociais. Saúde.Com, 20(3). https://doi.org/10.22481/rsc.v20i3.13411

Número

Sección

Artigos de revisão