Reflexões sobre a formação de doutores no Brasil e no exterior
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v20i4.14954Palabras clave:
Educação de Pós-Graduação; Programas de Pós-Graduação em Saúde; Cooperação Internacional; Intercâmbio Educacional Internacional.Resumen
O Brasil tem investido cada vez mais no cenário das pós-graduações stricto sensu e a formação de doutores atravessa fronteiras abrindo caminhos para a internacionalização a partir da mobilidade de pesquisadores. Diante disso, objetiva-se com esse estudo apresentar e discutir as particularidades da formação de doutores no Brasil e no exterior, com destaque para a mobilidade internacional, ressaltando dificuldades e agentes facilitadores destes processos. Trata-se de um ensaio teórico reflexivo que engloba as considerações dos autores sobre o tema, corroboradas com elucidações teóricas identificadas na literatura. Para discussão da temática foram construídos dois eixos temáticos: “Aspectos da formação de doutores no Brasil” e “Mobilidade internacional e formação de doutores no exterior”. Diante das reflexões levantadas nota-se questões relevantes e desafiadoras para o desenvolvimento científico do país, sendo necessário um esforço conjunto para se alcançar uma formação de doutores mais alinhada com as demandas sociais e científicas, bem como potencializar a colaboração internacional.
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