Ensino de psicofarmacologia a partir de prescrições médicas
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v20i4.15052Palabras clave:
Ensino, Psicofarmacologia, Psiquiatria, Farmacologia, EducaçãoResumen
A psicofarmacologia revolucionou a forma de cuidado de transtornos psiquiátricos. No entanto, além dos efeitos terapêuticos, deve-se considerar os potenciais eventos adversos e interações medicações associadas ao uso dos fármacos. Por isso, é fundamental que os futuros profissionais de saúde sejam devidamente preparados para a prescrição dessas substâncias. Este relato visa descrever a experiência de monitoras de um componente de Psicofarmacologia que apresentou como uma de suas metodologias de ensino o uso de estudos dirigidos, que incluiram prescrições médicas. O uso racional de medicamentos perpassa por uma prescrição médica adequada. No entanto, existem diversos fatores que podem resultar em erros. Por isso, o ensino por meio de prescrições médicas é uma ferramenta potente, no sentido de consolidar, desde a fase inicial do curso de Medicina, os elementos fundamentais da prescrição, que incluem desde aspectos estruturais e legislativos, ao informativo. Essa metodologia fomentou nos discentes o senso crítico para uma futura conduta responsável e crítica.
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