Ensino de psicofarmacologia a partir de prescrições médicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v20i4.15052

Palabras clave:

Ensino, Psicofarmacologia, Psiquiatria, Farmacologia, Educação

Resumen

A psicofarmacologia revolucionou a forma de cuidado de transtornos psiquiátricos. No entanto, além dos efeitos terapêuticos, deve-se considerar os potenciais eventos adversos e interações medicações associadas ao uso dos fármacos. Por isso, é fundamental que os futuros profissionais de saúde sejam devidamente preparados para a prescrição dessas substâncias. Este relato visa descrever a experiência de monitoras de um componente de Psicofarmacologia que apresentou como uma de suas metodologias de ensino o uso de estudos dirigidos, que incluiram prescrições médicas. O uso racional de medicamentos perpassa por uma prescrição médica adequada. No entanto, existem diversos fatores que podem resultar em erros. Por isso, o ensino por meio de prescrições médicas é uma ferramenta potente, no sentido de consolidar, desde a fase inicial do curso de Medicina, os elementos fundamentais da prescrição, que incluem desde aspectos estruturais e legislativos, ao informativo. Essa metodologia fomentou nos discentes o senso crítico para uma futura conduta responsável e crítica. 

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Biografía del autor/a

Gabriela Garcia de Carvalho Laguna, Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia

Acadêmica do curso de Medicina pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA - IMS/CAT). Pesquisadora do Observatório Baiano de Redes de Atenção à Saúde (OBRAS), do Centro Baiano de Pesquisas em Antropologia Médica (CBPAM) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde (NEPS/UFSB). Coordenadora Científica e de Políticas de Saúde da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM). Coordenadora de pesquisa e extensão do Centro Acadêmico Fabrício Freire. 

Lorena Sousa de Carvalho, Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Medicina no Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia.

Kelle Oliveira Silva, Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia

Docente do Instituto Multidisciplinar em Saúde; farmaceutica e doutora em Ciências Fisiológicas.

Citas

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Publicado

2024-12-18

Cómo citar

Laguna, G. G. de C., de Carvalho, L. S., & Silva, K. O. (2024). Ensino de psicofarmacologia a partir de prescrições médicas. Saúde.Com, 20(4), 3637 - 3643. https://doi.org/10.22481/rsc.v20i4.15052

Número

Sección

Relato de experiência