Contribuições da Teoria da Complexidade para o cuidado de enfermagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v20i4.15133

Palabras clave:

Cuidados de enfermagem, Prática interdisciplinar, Teoria da complexidade

Resumen

O estudo objetiva refletir sobre o cuidado de enfermagem e a Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, compreendido como uma reflexão teórica sobre o cuidado de enfermagem, fundamentada na Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Foram realizadas buscas on-line por periódicos entre os meses de dezembro e fevereiro de 2024, na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), no Portal de Periódicos Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e na base de dados Medline (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online) do portal da National Center for Biotechnology Information da National Library of Medicine (PubMed); utilizando-se os descritores “Cuidados de enfermagem” e o termo livre “Teoria da Complexidade”, em mediação pelos indicadores booleanos AND. A Teoria da Complexidade, segundo Edgar Morin, propõe uma abordagem integradora e multidimensional para compreender a realidade, o que se aplica de forma significativa ao cuidado de enfermagem. O cuidado de enfermagem é intrinsecamente complexo devido à interação de múltiplos elementos, como aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais dos pacientes. Os desafios do cuidado de enfermagem, como a falta de recursos e a alta demanda, podem ser melhor enfrentados ao se adotar uma perspectiva complexa, que valorize a interdisciplinaridade, a adaptabilidade e a reflexão constante sobre as práticas de cuidado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renara Meira Gomes, FACULDADE DE EXCELÊNCIA - UNEX

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade de Jequié. Doutoranda e Mestre em Ciências da Saúde - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES) - UESB. Especialista em Urgência e Emergência com ênfase no Intensivismo, na modalidade de Residência (SESAB / UESB - HGPV). Pós-Graduada em Enfermagem Obstétrica, oferecida na conveniada iProfit, Educação Corporativa (2021). Docente do curso de Enfermagem na Faculdade de Excelência - UNEX. Enfermeira assistencialista no Setor de Urgência e Emergência do Hospital Geral Prado Valadares - HGPV em Jequié - BA. 

Amanda de Alencar Pereira Gomes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB - 2019). Mestra em Ciências da Saúde (PPGES - 2022) e Doutoranda em Ciências da Saúde (PPGES) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pós-graduada em Enfermagem em Saúde da Mulher. Pós-graduanda em Enfermagem Obstétrica e Prescrição de Medicamentos por Enfermeiros nos Serviços Públicos de Saúde. 

André Souza dos Santos , UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Estudou História e Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Graduou-se em Filosofia (1996); Tem pós-graduação em Ciências Sociais História e Geografia pela Universidade P. A. Amaral (1998) - São Paulo-SP; Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Escola Doutoral pelo Instituto de Autos Estudos Internacionais de Desenvolvimento (HIUED) - Université de Genève - Suiça (2007-2008); Phd, Doutor em Educação pela Faculté de Psichologie et Sciences de l´Education (FAPSE), Université de Genève-Suiça (2013); Atualmente é Professor Titular na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB-DCHL) Campus de Jequié-Ba.

Alba Benemérita Alves Vilela, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (1980), graduação em Comunicação Social pela Universidade Tiradentes (1984), mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2003). Professora Pleno do Departamento de Saúde II do Campus de Jequié da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atualmente é pesquisadora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da graduação dos cursos de Enfermagem e Odontologia e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora permanente do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional da Universidade Estadual de Santa Cruz. 

Citas

Silva RAC, Fontes ARS, Oliveira CER, Domingos ORS, Maia LFS. Processo de cuidar em saúde e enfermagem: revisando a literatura. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Científicos em Saúde. 2021; 2(2): 10.

Belga SMMF, Jorge AO, Silva KL. Continuidade do cuidado a partir do hospital: interdisciplinaridade e dispositivos para integralidade na rede de atenção à saúde. Saúde debate. 2022;46(133)551-70.

Ventura F, Moreira IMPB, Raposo V, Queirós PJP, Mendes A. A prática centrada na pessoa: da idiossincrasia do cuidar à inovação em saúde. Cad Saude Publica. 2022;38(10)e00278121.

Paula PHA, Pinheiro PNC, Mondragón-Sánchez EJ, Costa MIF, Rodrigues IP, Dourado JVL. As dimensões do ser humano e o cuidado de enfermagem no contexto pandêmico da COVID-19. Esc Anna Nery. 2020;24(spe):e20200321.

Morin E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

Morin E. O método 6: ética. In: Morin, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 10 ed. São Paulo: Cortez, p. 95-125, 2015.

Minayo MCS. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Cien Saude Colet. 2012;17(3)621-6.

Andrade ASS, Silva VGF, Oliveira LPBA, Oliveira LCA, Santos NP, Souza NL. Cuidados de enfermagem ao recém-nascido sobfototerapia: reflexão à luz do paradigma da complexidade. Revista Enfermagem Actual in derme. 2022;96(40)1-9.

Morin E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

Costa MCMDR, Farias PHS, Santos FAPS, Enders BC, Erdmann AL. Vivenciando as desordens na prática do cuidado do enfermeiro obstetra: o olhar complexo ao fenômeno. Revista online de pesquisa cuidado é fundamental. 2021;13:490-6.

Cruz RAO, Araujo ELM, Nascimento NM, Lima RJ, França JRFS, Oliveira JS. Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro. Rev Bras Enferm. 2017;70(1):236-9.

Souza CL, Duarte ACS, Vilela ABA, Santos AS, Magalhães DL, Silva ES. Ambiente na formação em saúde: Reflexões sobre hiperespecialização do ensino baseada em Edgar Morin. Brazilian Journal and Development. 2020;6(7)53513-53527.

Silva JR, Maniglia FP, Figueiredo GLA. Paulo Freire e Edgard Morin na pós-graduação: perfil e percepções de egressos de um programa de pós-graduação em Promoção da Saúde. Revista brasileira de educação. 2020;25:1-26.

Morin E. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

Publicado

2024-12-18

Cómo citar

Meira Gomes, R. ., de Alencar Pereira Gomes, A. ., Souza dos Santos , A., & Benemérita Alves Vilela, A. . (2024). Contribuições da Teoria da Complexidade para o cuidado de enfermagem. Saúde.Com, 20(4), 3564 - 3570. https://doi.org/10.22481/rsc.v20i4.15133

Número

Sección

Artigos de revisão