O PAPEL DO TIROCÍNIO DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO MESTRE EM SAÚDE COLETIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Silas Santos Carvalho

Resumen

O presente ensaio tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por mestrandos na prática do tirocínio docência, na graduação de Odontologia, no componente curricular Bioestatística e Epidemiologia. O tirocínio foi realizado por três mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana, para uma turma do segundo semestre do curso de Odontologia, da referida instituição, sob a supervisão de um professor orientador. Foi desenvolvido mediante leitura do plano de ensino do componente curricular; organização da proposta de cronograma do mesmo; elaboração de planos de aula; observação, participação e apresentação das aulas teóricas e práticas; e elaboração e correção das atividades avaliativas. A experiência da prática pedagógica possibilitou o compartilhamento e a troca de conhecimentos entre os alunos, mestrandos e o professor da disciplina, que contribuíram para o aprendizado, aperfeiçoamento e superação de desafios do processo de ensino-aprendizagem. O tirocínio docência assume, portanto, um papel de grande relevância na formação do pós-graduando, sendo considerado indispensável nesse processo, visto que, é através desta atividade que o conhecimento teórico se consolida na prática, auxiliando na superação de possíveis dificuldades relacionadas à prática docente, colaborando significativamente para a formação de um docente do ensino superior de qualidade.

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Publicado

2018-04-30

Cómo citar

Santos Carvalho, S. (2018). O PAPEL DO TIROCÍNIO DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO MESTRE EM SAÚDE COLETIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Saúde.Com, 14(1). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/3315

Número

Sección

Relato de experiência