Revisão sistemática sobre educação alimentar e nutricional: sujeitos, saberes e práticas em diferentes cenários

Autores/as

  • Adriano Maia dos Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palabras clave:

Alimentação, Educação Alimentar e Nutricional, Educação Nutricional, Nutrição, Programa Saúde da Família

Resumen

Trata-se de revisão sistemática com o tema “Educação Alimentar e Nutricional”. Utilizou-se a Biblioteca Virtual em Saúde e os termos “educação nutricional”, “educação alimentar e nutricional” e “educação alimentar”, num total de 89 artigos eleitos. Os estudos foram agrupados em seis categorias: a) Desafios na qualificação de professores e outros atores para incorporação de alimentação saudável em escolas e creches; b) Estratégia para prevenção e tratamento de doenças crônicas, carências nutricionais e adoção de hábitos alimentares saudáveis; c) Descompasso entre teoria e prática; d) Formação do nutricionista centrada na teoria e com práticas desarticuladas dos demais componentes curriculares; e) Propostas metodológicas para intervenções em diferentes espaços; e f) Trabalho como um ato pedagógico, de compromisso social e construção de cidadania. Conclui-se que a educação alimentar e nutricional é uma estratégia para o enfrentamento das doenças crônicas, além de contribuir para um modelo de consumo sustentável, valorizando a alimentação tradicional. As estratégias e o modo como a Educação Alimentar e Nutricional é inserida nas políticas públicas, requer maior atenção para que seu campo de intervenção não fique restrito às intenções e materialize-se nas práticas cotidianas.

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Publicado

2016-02-25

Cómo citar

dos Santos, A. M. (2016). Revisão sistemática sobre educação alimentar e nutricional: sujeitos, saberes e práticas em diferentes cenários. Saúde.Com, 11(4), 425-442. Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/387

Número

Sección

Artigos de revisão