RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DA MÚSICA COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE MEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v15i1.4228Resumen
O presente estudo visa relatar a experiência da utilização de paródias como estratégia de ensino-aprendizagem para o estudo da microbiologia na graduação em medicina. Trata-se de um relato de caráter descritivo. Vivenciou-se uma experiência didático-pedagógica na Faculdade Presidente Antônio Carlos Porto. A atividade proposta foi desenvolvida durante o semestre 2017/2 na disciplina de Microbiologia. Os discentes foram divididos em 11 grupos contendo em média cinco acadêmicos. Sugeriu-se aos alunos a criação de paródias envolvendo os seguintes temas: Meningite bacteriana, botulismo, tétano, gangrena gasosa, raiva, molusco contagioso, coqueluche, difteria, leptospirose, arboviroses, gastroenterite. A música que serviu de melodia inspiradora foi de livre escolha. Na letra da música criada os acadêmicos deveriam reportar o agente etiológico, manifestações clínicas, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças. Após a correção da letra da paródia, os grupos prepararam um vídeo clipe para apresentação de suas canções. Ao final, foi realizada uma discussão em forma de diálogo com intuito de observar o entendimento do conteúdo envolvido em cada canção. A experiência vivenciada revela que é preciso acreditar nos resultados gerados ao utilizar a música como modelo didático-pedagógico, pois recursos diferentes dos métodos tradicionais retiram o aluno da rotina habitual para que possa visualizar o conteúdo de uma disciplina por outra perspectiva, despertando o desejo de aprender.