ATIVIDADE CIENTÍFICA QUALIFICADA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v15i1.4409Palabras clave:
Enfermagem. Indicadores de Produção Científica. Educação de Pós-Graduação. Atividades Científicas e Tecnológicas.Resumen
Objetivou-se analisar a produção científica docente nos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil que obtiveram conceitos 6 e 7 na avaliação CAPES 2013-2016. Trata-se de um estudo bibliométrico das produções científicas de 155 docentes de Programas de Pós-Graduação em Enfermagem brasileira, coletadas por meio dos currículos lattes, no período de junho à julho de 2017, posteriormente, realizou-se as análises descritivas. A maior parte dos professores avaliados foram do sexo feminino, com formação em Enfermagem, não apresentam índice H e não possuem bolsa de produtividade, entretanto, concentram sua produção científica em artigos, com publicações em periódicos com Qualis elevados (A1 à B1). Conclui-se que os Programas de Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil, que obtiveram conceitos 6 e 7 na avaliação CAPES 2013-2016, são compostos por maioria de docentes que apresentam produção científica qualificada de acordo as exigências da Política de Pós-Graduação Brasileira, porém ainda não suficientes para garantir uma aquisição de verbas que sejam suficientes para produção de pesquisa.