O estágio extracurricular em cirurgia oncológica: o olhar do acadêmico de medicina.

Autores/as

  • João Marcos Gomes UFRJ
  • Verônica Félix Borges UFRJ Macaé
  • Nazaré Pamela Donato Lira dos Santos UFRJ Macaé
  • Ana Carolina Souza da Costa UFRJ Macaé
  • Gunnar Glauco de Cunto Carelli Taets UFRJ Macaé

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v17i2.7732

Palabras clave:

Estágio Clínico, Educação médica, Sistema Único de Saúde, Serviço Hospitalar de Oncologia, Oncologia Cirúrgica

Resumen

Trata-se de um estudo descritivo de um relato de experiência sobre um estágio extracurricular realizado em um Hospital Público da cidade de Curitiba-PR. Tem por objetivo descrever e discutir sobre a prática de estágios extracurriculares no curso de medicina e seu impacto na formação médico-acadêmica. O estágio voluntário representa uma importante ferramenta no processo de formação médica, pois proporciona o desenvolvimento de diversas habilidades e competências na formação acadêmica diferenciada. A oportunidade de aproximar o discente de práticas extracurriculares diferentes, além das ofertadas pela universidade o qual está inserido, permite que o mesmo execute seus conhecimentos teóricos científicos aprendidos no decorrer do seu processo de formação. Ademais, proporciona uma aprendizagem estimuladora, capaz de desenvolver habilidades e competências que vão desde a pesquisa à assistência. Com isso, pode-se afirmar que a prática dos estágios voluntários são ferramentas essenciais para o estudante de medicina produzir uma visão mais acurada da realidade clínica, não só fundamentando seu conhecimento teórico-prático pregresso, mas também obtendo novos olhares e aprendizados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Marcos Gomes, UFRJ

Graduando do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Macaé Professor Aloisio Teixeira/Rio de Janeiro, Brasil. 

Verônica Félix Borges, UFRJ Macaé

Graduanda do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Macaé Professor Aloisio Teixeira/Rio de Janeiro, Brasil.  Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Integrada em Saúde (PIS/CNPQ)

Nazaré Pamela Donato Lira dos Santos, UFRJ Macaé

Graduanda do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Macaé Professor Aloisio Teixeira/Rio de Janeiro, Brasil.  Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Integrada em Saúde (PIS/CNPQ)

Ana Carolina Souza da Costa, UFRJ Macaé

Graduanda do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Macaé Professor Aloisio Teixeira/Rio de Janeiro, Brasil.  Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Integrada em Saúde (PIS/CNPQ)

Gunnar Glauco de Cunto Carelli Taets, UFRJ Macaé

Enfermeiro. PhD em Ciências da Saúde, Doutor em Enfermagem e Biociências. Professor Adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé. Coordenador do Laboratório de Pesquisa Integrada em Saúde (PIS/CNPQ).

Citas

Silva LASR. Oncologic surgery: a great challenge. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 43, n. 3, p. 139-140, jun. 2016. FapUNIFESP. http://dx.doi.org/10.1590/0100-69912016003012.

Sullivan R, Alatise OI, Anderson BO, Audisio R, Autier P, Aggarwal A, et al. Global cancer surgery: delivering safe, affordable, and timely cancer surgery. The Lancet Oncology, v. 16, n. 11, p. 1193-1224, set. 2015. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/s1470-2045(15)00223-5.

Tavares AP, Ferreira RA, França EB, Fonseca Júnior CA, Lopes GC, Dantas NGT, et al. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 31, n. 3, p. 254-265, dez. 2007. FapUNIFESP. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022007000300008.

Bastos MLS, Trajman A, Teixeira EG, Selig L, Belo MTCT. O papel das ligas acadêmicas na formação profissional. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 38, n. 6, p. 803-805, dez. 2012. FapUNIFESP. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132012000600018.

Ferreira IG, Carreira LB, Botelho NM. Mobilidade internacional na graduação em medicina: relato de experiência. Abcs Health Sciences, v. 42, n. 2, p. 115-119, 28 ago. 2017. NEPAS. http://dx.doi.org/10.7322/abcshs.v42i2.1013.

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33ª Ed. São Paulo: Paz e Terra; 2006.

Carvalho AM. Erasto Gaertner: a trajetória da instituição do passado à atualidade. Curitiba: Stampa News Comunicação; 2007.

Publicado

2021-06-15

Cómo citar

Gomes, J. M., Borges, V. F., dos Santos, N. P. D. L., da Costa, A. C. S., & Taets, G. G. de C. C. (2021). O estágio extracurricular em cirurgia oncológica: o olhar do acadêmico de medicina. Saúde.Com, 17(2). https://doi.org/10.22481/rsc.v17i2.7732

Número

Sección

Relato de experiência