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DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v18i1.8066Palabras clave:
Controle de Infecções, Segurança do Paciente, Gestão da Qualidade, Serviço de LimpezaResumen
O ambiente hospitalar é considerado um reservatório de microrganismos causadores de infecção, o contato com superfícies contaminadas são responsáveis por 20% das infecções nosocomiais. Portanto, a pesquisa teve como objetivo a avaliação do serviço de limpeza e desinfecção de superfícies em um hospital universitário em Recife - PE. Estudo transversal com abordagem quantitativa descritiva, realizado no período de agosto a outubro de 2019. A coleta de dados foi realizada através de um formulário contendo quatro domínios: técnicas operacionais, equipamentos e acessórios, controle de qualidade e relacionamento com o cliente. Os dados foram processados pelo Microsoft Office Excel 2007. Foram avaliados três setores críticos do Hospital, dentre esses apenas o setor de Unidade de Terapia Intensiva alcançou na média, o (score) maioria atendido no domínio de Técnicas operacionais, 75% dos itens presentes no domínio de equipamentos e acessórios, e 60% dos itens presentes no domínio “controle de qualidade” pontuaram o score nada e minoria atendido. Todos os setores afirmaram não terem recebido reclamações dos clientes. A avaliação do serviço de limpeza e desinfecção identificou a necessidade de treinamentos para a equipe, bem como estratégias para o monitoramento e avaliação continua do serviço. Tais medidas minimizam a chance de ocorrência de eventos adversos promovendo segurança ao paciente.
Palavras chaves: Controle de Infecções; Segurança do Paciente; Gestão da Qualidade; Serviço de Limpeza.
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