Relato de experiência de doutorandos em aulas remotas emergenciais
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v17i3.8407Palabras clave:
Educação Online, Programas de Pós-Graduação em Saúde, Pandemias, COVID-19Resumen
Este estudo teve como objetivo descrever a experiência de discentes de doutorado na área da saúde diante das disciplinas cursadas de forma remota em decorrência da pandemia de COVID-19. O desenvolvimento da experiência revelou que o surgimento da pandemia gerou frustração nas expectativas dos doutorandos, uma vez que a modalidade de ensino presencial proporciona importantes experiências acadêmicas e pessoais. Ademais, problemas de conexão com a internet, prejuízos na saúde física e mental e condições de ergonomia desfavoráveis foram relatados pelos discentes. Contudo, percebeu-se o empenho do programa de pós-graduação, dos docentes e discentes em conduzir o processo de ensino-aprendizagem na modalidade de ensino remoto emergencial de forma satisfatória. Potencialidades foram também verificadas, como a redução dos gastos com transporte, hospedagem e alimentação dos discentes que residem em outras cidades, bem como a possibilidade de participar virtualmente de eventos científicos realizados em outras localidades. Isso sinaliza o potencial do ensino remoto em aumentar o acesso aos programas de pós-graduação em regiões menos favorecidas. Conclui-se que o emprego da modalidade de ensino remoto foi positivo, apesar de desafiador para todos os envolvidos, em especial no que se refere ao acesso à internet de qualidade e a falta de comunicação presencial.
Descargas
Citas
Organização Pan-americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde - Folha informativa – COVID -19 (doença causada pelo novo coronavírus), 2020. [Citado 2020 nov 24]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19
Aquino EML, Silveira IH, Pescarini JM, Aquino R, Souza-Filho JA, Rocha AL, et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. 2020; 25(Supl.1): 2423-2446.
Brasil. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus -COVID-19. Diário Oficial da União. Brasília, Distrito Federal, 2020 [Citado 2020 nov 24]. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376
Vercelli LCA. Aulas remotas em tempos de covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação. Revista @mbienteeducação. 2020;13(2):47-60.
Bezerra KP, Costa KPL, Oliveira LC, Fernandes ACL, Carvalho FPB, Nelson I, et al. Ensino remoto em universidades públicas estaduais: o futuro que se faz presente. Research, Society and Development. 2020;9(9):e359997226.
World Health Organization. WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020. World Health Organization, 2020. [Citado 2020 nov 24]. Disponível em: https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020/
Brasil. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus -Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União. Brasília, Distrito Federal, 2020. [Citado 2020 nov 24]. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-26192487
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Conselho Superior de Pesquisa e Extensão-CONSEPE. RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 22/2020. Regulamenta, em caráter excepcional, a adoção de atividades pedagógicas não presenciais (Ensino Remoto Emergencial-ERE), no ensino de graduação da UESB, durante o período da pandemia. Vitória da Conquista: CONSEPE, 2020. [Citado 2021 jan 05]. Disponível em: http://www.uesb.br/evidencias/resolucao-consepe-022-2020-regulamento-do-ensino-remoto-emergencial-para-os-cursos-de-graduacao/
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Conselho Superior de Pesquisa e Extensão-CONSEPE. RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 23/2020. Regulamenta a oferta de componentes curriculares no formato de Ensino Remoto Emergencial (ERE) e estabelece condições para o desenvolvimento de outras atividades acadêmicas da pós-graduação stricto sensu da UESB, no contexto de suspensão das atividades acadêmicas presenciais em decorrência da pandemia da Covid-19. Vitória da Conquista: CONSEPE, 2020. [Citado 2020 nov 24]. Disponível em: http://www.uesb.br/evidencias/resolucao-consepe-023-2020-regulamento-do-ensino-remoto-emergencial-na-pos-graduacao/
De Barros BMC, De Oliveira RS. A inclusão digital e o acesso à internet no Brasil sob a perspectiva dos avanços e retrocessos do programa nacional de banda larga–pnbl. Revista Paradigma. 2017;26(1):213-230.
Malta DC, Szwarcwald CL, Barros MBA, Gomes CS, Machado IE, De Souza Júnior PRB, et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde. 2020; 29:2020407.
Meneguci J, Santos DAT, Silva RB, Santos RG, Sasaki JE, Tribess S, et al. Comportamento sedentário: conceito, implicações fisiológicas e os procedimentos de avaliação. Motricidade. 2015;11(1):160-174.
Mainous AG, Tanner RJ, Rahmanian KP, Jo A, Carek PJ. Effect of sedentary lifestyle on cardiovascular disease risk among healthy adults with body mass indexes 18.5 to 29.9 kg/m2. The American Journal of Cardiology. 2019;123(5):764-768.
- Dosea GS, Silva EA, Oliveira AMS, Rosário RWS, Firmino LR. Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de covid-19. Interfaces Científicas-Educação. 2020;10(1):137-148.
- Brasil. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Plano Nacional de Pós-Graduação: PNPG 2011-2020. Brasília-DF: CAPES, 2010.
- Saraiva K, Traversini C, Lockmann K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa. 2020;15:1-24.
- Valente GSC, Moraes EB, Sanchez MCO, Souza DF. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development. 2020;9(9):e843998153.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Saúde.com
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.