Utilização de ferramentas audiovisuais para educação em saúde na atenção primária.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v17i4.8455

Palabras clave:

Educação em saúde, Atenção Primária à Saúde, Acesso a medicamentos essenciais, tecnologias em saúde, Infecções por Coronavírus

Resumen

A educação em saúde é indispensável para o SUS, no cuidado e nas ações de prevenção e promoção à saúde. A estratégia saúde da família é importante para a prática de ações educativas, dado a proximidade com a comunidade. A utilização de tecnologias de informação e comunicação em saúde tem sido ampliado nos últimos anos, com a inserção de ferramentas que dinamizam o fluxo das informações, como as mídias sociais. O objetivo é evidenciar o uso das ferramentas tecnológicas como suporte para os processos de trabalho na atenção primária à saúde. Descritivo e relato de experiência, parte das percepções e vivências em educação em saúde na atenção primária por meio de ferramentas audiovisuais. Os projetos denominados: “Conexão Saúde” e “Hora da Saúde”, foram usados para levar informações a comunidade sobre saúde através de áudio e vídeos. Com a pandemia da Covid-19, a atençãoprimária à saúde teve que adotar medidas estratégicas para continuar ofertando ações de saúde, pois rodas de conversas, palestras e eventos nas unidades básicas de saúde não estavam sendo realizadas. Observou-se que os recursos tecnológicos são de grande importância para educação em saúde, permite aprendizagem coletiva e maior interação da equipe de saúde com a comunidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Almeida Edmar Rocha, Moutinho Cinara Botelho, Leite Maisa Tavares de Souza. A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos. Saúde debate [Internet]. 2014 June [cited 2021 Apr 08] ; 38( 101 ): 328-337. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042014000200328&lng=en. http://dx.doi.org/10.5935/0103-1104.20140030.

Ceccon Roger Flores, Schneider Ione Jayce Ceola. Tecnologias leve em tempos de pandemia: A educação em saúde como dispositivo de combate ao coronavírus. Scientific Electronic Library Online.Disponivel: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/136/160.

Pinto Luiz Felipe, Rocha Cristianne Maria Famer. Inovações na Atenção Primária em Saúde: o uso de ferramentas de tecnologia de comunicação e informação para apoio à gestão local. Ciênc.saúdecoletiva [Internet]. 2016 May [cited 2021 Apr 08] ; 21( 5 ): 1433-1448. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000501433&lng=en. https://doi.org/10.1590/1413-81232015215.26662015.

Rios AFM, Lira LSSP, Reis LM, Silva GA. Atenção primária à saúde frente à Covid-19 em um centro de saúde. Enferm. foco (Brasília). [Internet]. 2020[acesso em 2020 out 24];11(1):246-51. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php /enfermagem/article/download/3666 /836.

Ceccon Roger Flores, Schneider Ione Jayce Ceola. Tecnologias leve em tempos de pandemia: A educação em saúde como dispositivo de combate ao coronavírus. Scientific Electronic Library Online.Disponivel: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/136/.

Sarti Thiago Dias, Lazarini Welington Serra, Fontenelle Leonardo Ferreira, Almeida Ana Paula Santana Coelho. Qual o papel da Atenção Primária à Saúde diante da pandemia provocada pela COVID-19?. Epidemiol. Serv. Saúde [Internet]. 2020 [cited 2021 Apr 08] ; 29( 2 ): e2020166. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222020000200903&lng=en. Epub Apr 27, 2020. https://doi.org/10.5123/s1679-49742020000200024.

Daumas Regina Paiva, Silva Gulnar Azevedo e, Tasca Renato, Leite Iuri da Costa, Brasil Patrícia, Greco Dirceu B. et al . O papel da atenção primária na rede de atenção à saúde no Brasil: limites e possibilidades no enfrentamento da COVID-19. Cad. Saúde Pública [Internet]. 2020 [cited 2021 Apr 08] ; 36( 6 ): e00104120. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2020000600503&lng=en. Epub June 26, 2020. https://doi.org/10.1590/0102-311x00104120.

Lima-Camara Tamara Nunes. Arboviroses emergentes e novos desafios para a saúde pública no Brasil. Rev. Saúde Pública [Internet]. 2016 [cited 2021 Apr 08] ; 50: 36. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102016000100602&lng=en. Epub June 27, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1518-8787.2016050006791.

Paixão de Gois B, Dias Pereira A, Lays Soares Lopes K, Campos Corgosinho F. Suplementação e alimentação adequada no contexto atual da pandemia causada pela covid-19. Driuft [Internet]. 22º de abril de 2020 [citado 8º de abril de 2021];7(Especial-3):89-6. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/8825.

Pereira MD, Oliveira LC de, Costa CFT, Bezerra CM de O, Pereira MD, Santos CKA dos, Dantas EHM. A pandemia COVID-19, isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. RSD [Internet]. 5 de junho de 2020 [citado em 8 de abril de 2021]; 9 (7): e652974548. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4548.

Cruz DI, Paulo RRD, Dias WS, Martins VF, Gandolf PE. O uso das mídias digitais na educação em saúde. Cad FUCAMP. 2011;10(13):130-42.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.399, de 15 de dezembro de 1999. 2.546, de 27 de Outubro de 2011. Redefine e amplia o Programa Telessaúde Brasil, que passa a ser denominado Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes (Telessaúde Brasil Redes). Diário Oficial da União. 27 Out 2011.

Schall Virgínia Torres, Modena Celina Maria. As novas tecnologias de informação e comunicação em educação em saúde. In: Minayo MCS, Coimbra JR, cea, organizadores. Críticas e atuantes: ciências sociais e humanas em saúde na América Latina [online]. Rio de Janeiro: Cebes; 2009. p. 24-46.

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Silva, A. R. da ., Mota, H. S. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ., Linhares, K. M. ., Menezes, R. L. de ., Sá, T. F. M. de ., & Nascimento, C. J. de O. . (2021). Utilização de ferramentas audiovisuais para educação em saúde na atenção primária. Saúde.Com, 17(4). https://doi.org/10.22481/rsc.v17i4.8455

Número

Sección

Relato de experiência