Condição e práticas de saúde bucal do deficiente visual

Autores/as

  • Eduarda Alberti Bonadiman Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lorenzo Aparecido Totola Knupp Escola Superior São Francisco de Assis
  • Mariana Rossi Sarlo Escola Superior São Francisco de Assis
  • Gabriela Furlan Furtado Escola Superior São Francisco de Assis

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v18i2.9659

Palabras clave:

Saúde bucal, Pessoa com deficiência visual, Percepção

Resumen

A deficiência visual é uma limitação sensorial com alteração da capacidade funcional da visão. O Deficiente Visual (DV) pode ser mais suscetível ao desenvolvimento de doenças bucais devido à limitação na identificação visual de sinais iniciais e na capacidade de remoção da placa. O presente estudo teve como objetivo descrever as condições de saúde bucal, bem como a abordagem mais adequada de educação em saúde. O estudo foi conduzido por meio de busca nos bancos de dados eletrônicos Scielo, Bireme e Pubmed, e sites de busca na internet, com artigos publicados em inglês e português entre os anos de 2008 a 2019.   O DV apresenta dificuldade em alcançar uma higiene bucal adequada devido à impossibilidade da detecção precoce das doenças bucais. Métodos tradicionais de ensino de higiene oral não são eficientes para o DV, sendo que as instruções verbais, texto em braille, demonstração tátil, material lúdico-pedagógico e palestras com orientações podem ser uma maneira eficaz de fornecer educação em saúde bucal. O DV possui maior acúmulo de biofilme dental, pior índice em higiene oral, doença periodontal, cárie e traumatismo. O Cirurgião-Dentista (CD) deve adotar um foco na prevenção e implantação de estratégias diferenciadas na abordagem e comunicação com esse público.

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Biografía del autor/a

Lorenzo Aparecido Totola Knupp , Escola Superior São Francisco de Assis

Cirurgião Dentista pela Escola Superior São Francisco de Assis, Espírito Santo, Brasil.

Mariana Rossi Sarlo, Escola Superior São Francisco de Assis

Cirurgião Dentista pela Escola Superior São Francisco de Assis, Espírito Santo, Brasil.

Gabriela Furlan Furtado, Escola Superior São Francisco de Assis

Professor do Departamento de Estágio Supervisionado Em Clinica Integrada Para
Pacientes Especiais E Odontogeriatria da Escola Superior São Francisco de Assis,
Espírito Santo, Brasil.

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Publicado

2022-08-03

Cómo citar

Alberti Bonadiman, E., Totola Knupp , L. A., Rossi Sarlo, M. ., & Furlan Furtado, G. . (2022). Condição e práticas de saúde bucal do deficiente visual. Saúde.Com, 18(2). https://doi.org/10.22481/rsc.v18i2.9659

Número

Sección

Artigos de revisão