Estudos de caso para a abordagem das relações étnico-raciais no ensino de química

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14018

Abstract

Os estudos de caso são amplamente reconhecidos e utilizados como estratégia didática no ensino de química. Desse modo, a inclusão de novos tópicos de discussão, como as relações étnico-raciais, pode ampliar as possibilidades de utilização. O presente trabalho tem como objetivo descrever o processo de produção de dois estudos de caso históricos que abordam conceitos químicos e as relações étnico-raciais. Nos pautamos no trabalho de Stinner e colaboradores para a produção de narrativas para o ensino médio, que contam com personagens negros em papel de destaque. No primeiro caso, é discutido o trabalho do pesquisador Onyema Ogbuagu, imprescindível no desenvolvimento de vacinas para o novo coronavírus. No segundo caso, a pesquisa da doutora Maynard Daly, sobre os fatores de risco das doenças cardiovasculares é colocada em pauta. O intuito da elaboração dos casos é oferecer aos/às professores/as materiais com subsídios teórico-metodológicos para discutir conteúdos de química e as questões étnico-raciais, a fim de atender a Lei 10.639/2003. Salientamos que a aplicação dos casos contribui para o desenvolvimento de habilidades imprescindíveis na formação de estudantes de química, a partir do compromisso político e social em utilizar a ciência para compreender a natureza e a sociedade na qual eles/as estão inseridos/as.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL. Casa Civil. Lei n. 10.639/2003. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", 2003. Disponível em: https://bitly.ws/YfTa. Acesso em: 10 mar. 2022.

FIOCRUZ. Negros são os que mais morrem por COVID-19 e os que menos recebem vacinas no Brasil, 2021. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/podcast/negros-sao-osquemais-morrem-por-covid-19-e-os-que-menos-recebem-vacinas-no-brasil. Acesso em: 24 ago. 2021.

GOMES, N. L. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: OUANE, A. et al. (Org.). Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. 2005. Brasília: MEC, p. 39-62, 2005.INSTITUTO ODARA. COVID-19, 2021. Disponível em: https://institutoodara.org.br/covid19/. Acesso em: 24 ago. 2021.

MUNANGA, K. (Org.). Estratégias e políticas de combate à discriminação racial. São Paulo: EDUSP/Estação Ciências, 1996.

PESQUISA FAPESP. Desigualdade social e racial é fator importante por trás de óbitos relacionados à covid-19, 2021. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/desigualdade-social-e-racial-e-fator-importante-por-trasdeobitos-relacionados-a-covid-19/. Acesso em: 03 set. 2021.

PINHEIRO, B. C. S. Educação em ciências na escola democrática e as relações étnico-raciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 329-344, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/13139. Acesso em: 01 set. 2021.

SÁ, L. P.; FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S. L. Estudos de caso em química. Química Nova, v. 30, p. 731-739, 2007. Disponível em: https://quimicanova.sbq.org.br/detalhe_artigo.asp?id=5862. Acesso em: 02 dez. 2023.

SANTOS, J. J. S.; SANTOS, P. N.; CABRAL, P. F. O. Design de estudos de caso históricos para as relações étnico-raciais: contribuições para o ensino de química. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 3, n. 7, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/10382. Acesso em: 02 dez. 2023.

STINNER, A.; MCMILLAN, B. A.; METZ, D.; JILEK, J. M.; KLASSEN, S. The renewal of case studies in science education. Science & Education, n. 12, p. 617-643, 2003. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1023/A:1025648616350. Acesso em: 02 dez. 2023.

Published

2023-12-22

How to Cite

SANTOS, Jucimara de Jesus Santos dos; CABRAL, Patrícia Fernanda de Oliveira. Estudos de caso para a abordagem das relações étnico-raciais no ensino de química. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 1–14, 2023. DOI: 10.22481/reed.v4i11.14018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/reed/article/view/15878. Acesso em: 19 may. 2026.

Issue

Section

Dossiê Temático