As diferentes faces da sociedade francesa: as origens étnicas nos livros didáticos de Francês como Língua Estrangeira (The different faces of French society: the ethnic origins in the textbooks of French as a Foreign Language)

  • Christianne Benatti Rochebois Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB/Brasil)

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre a constituição da diversidade das origens que compõem a França atualmente em três livros de francês como língua estrangeira. Verificamos se eles fornecem ao aluno as chaves para conhecer e compreender as diferentes faces da sociedade francesa em relação à evolução da composição social da população. Com este objetivo, observamos como os livros didáticos introduzem e desenvolvem a diversidade de origens, o que reflete a diversidade cultural. A análise mostra que os livros didáticos permanecem na superfície dos fenômenos culturais e impõem modelos linguísticos e comportamentais não só apenas aos professores, mas também aos alunos.
PALAVRAS-CHAVE: Didática da linguagem. Diversidade cultural. Língua estrangeira francesa.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Christianne Benatti Rochebois é doutora em Didactiques des langues et des cultures - Université Paris III Sorbonne-Nouvelle (2010). É mestre em Sciences du langage, didactique, sémiotique - Université de Franche-Comté (2003). Foi professora na Universidade Federal de Viçosa, onde coordenou por dez anos o Centro de extensão em Língua Francesa - CELIF. Atualmente é professora de Língua Francesa na Universidade Federal do Sul da Bahia. Tem experiência na área de ensino/aprendizagem de língua/cultura francesa, ensino precoce de FLE e formação de professores de línguas. É líder do Grupo de Pesquisa em "Histórias de vida e dinâmicas interdisciplinares". É professora do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES) da UFSB.

Publicado
2018-12-30
Como Citar
ROCHEBOIS, Christianne Benatti. As diferentes faces da sociedade francesa: as origens étnicas nos livros didáticos de Francês como Língua Estrangeira (The different faces of French society: the ethnic origins in the textbooks of French as a Foreign Language). Estudos da Língua(gem), [S.l.], v. 16, n. 2, p. 135-143, dez. 2018. ISSN 1982-0534. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4990>. Acesso em: 19 jul. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/el.v16i2.4990.