v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias

					Visualizar v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias
Publicado: 2019-10-01

Páginas iniciais

Dossiê temático

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: ENSINAR E APRENDER: METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS

    Lúcia Gracia Ferreira, Ester Maria de Figueiredo Souza
    16-19
  • DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO NA MATEMÁTICA: EXPECTATIVA X EXPERIÊNCIA EFETIVA

    Adriana Guerra
    20-41
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5657
  • COTIDIANO E MEMÓRIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE FÍSICA

    Álex de Carvalho Ferreira, Ester Maria de Figueiredo Souza
    42-60
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5658
  • MANDALAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: SABERES E SABORES NA FORMAÇÃO DOCENTE

    Lúcia Gracia Ferreira
    61-76
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5660
  • A PRÁTICA DOCENTE PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Aline Pereira da Silva Matos, Susana Couto Pimentel
    77-95
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5663
  • LETRAMENTO CRÍTICO: O GÊNERO RAP EM UM PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

    Célia Zeri de Oliveira
    96-109
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5664
  • DERECHOS Y OPORTUNIDADES EN LA ALFABETIZACIÓN INICIAL

    María Claudia Molinari
    110-127
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5670
  • ENSINO MÉDIO, O LEITOR E A LITERATURA: OS VÁRIOS SENTIDOS DA TEORIA DA RECEPÇÃO

    Lucimar Pinheiro da Silva Sampaio, Eduardo Dias da Silva, Aura Luz Duffé
    128-143
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5671
  • PROJETOS DIDÁTICOS: UMA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO MUNDO

    Giovana Cristina Zen, Marcelo Oliveira de Faria, Maria Roseli Gomes Brito de Sá
    144-160
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5672
  • METODOLOGIAS ATIVAS E PARTICIPATIVAS: SEUS CONTRIBUTOS PARA O ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL

    Maria Luísa Bissoto, Susana Caires
    161-182
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5673
  • EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NAS GRADUAÇÕES DE ARQUITETURA E URBANISMO: POR MOVIMENTOS DE INCORPORAÇÃO

    Mônica Cristina Henriques Leite Olender, Cristina D’Ávila
    183-206
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5674
  • O SILENCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A IMPORTÂNCIA DO BILINGUISMO NO PROCESSO EDUCACIONAL

    Karina Santiago Leandro, Kelly Cristina Santos, Renato de Oliveira Dering
    207-227
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5675

Artigos

  • PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ACERCA DO PLANO NACIONAL E DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

    Osni Oliveira Noberto da Silva, Theresinha Guimarães Miranda, Miguel Angel Garcia Bordas
    228-245
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5679
  • THE AESTHETICAL LITERACY IN THE CONSOLIDATION OF READING AND WRITING OF YOUNG AND ADULT PEASANTS

    Gustavo Cunha de Araújo, José Carlos Miguel, Edimila Matos da Silva
    246-272
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5703
  • FORMAÇÃO DOCENTE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE: GÊNERO COMO RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA NOS CURRÍCULOS

    Camila dos Passos Roseno, Daniela Auad
    273-292
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5682
  • NARRATIVAS DE MULHERES PRESIDIÁRIAS SOBRE O TEMPO VIVIDO NO AMBIENTE CARCERÁRIO: ENTRE CHRONOS E KAIRÓS

    Maria Sandra Montenegro, Márcia Regina Barbosa, Joaquim Luis Medeiros Alcoforado
    293-309
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5683
  • EM BUSCA DO CONSENSO: “NOVO ENSINO MÉDIO”, INTELECTUAIS ORGÂNICOS E HEGEMONIA

    Vinícius de Oliveira Bezerra, Silvia Helena Andrade de Brito
    310-328
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5684
  • CONSELHO DE CLASSE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO – IFRO

    Andréia Paro do Nascimento, Juracy Machado Pacífico
    329-351
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5685
  • AS POLÍTICAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE CONQUISTAMOS?

    Alexandre de Oliveira Ferreira, Wilson Honorato Aragão, Wellingta Magnólia L.L. Andrade
    352-371
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5686
  • PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DE IDENTIDADE A PARTIR DA INFLUÊNCIA DO FACEBOOK: ESTUDO COM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO INTERIOR DO CEARÁ, BRASIL

    Karla Renata de Aguiar Muniz, Antônio Roberto Xavier, José Rogério Santana
    372-388
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5687
  • GESTÃO UNIVERSITÁRIA: LIMITES E PERSPECTIVAS NO COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO

    Emanuelly Cristhiny Santana, Tania da Costa Fernandes
    389-406
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5688
  • A TEMÁTICA INTELECTUAIS NA ESCRITA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM SERGIPE (2004-2018)

    Joaquim Tavares da Conceição, Laísa Dias Santos
    407-425
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5689
  • EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: REFLEXOS NAS DCN DOS CURSOS DE ENGENHARIA

    Luciléa Santos Ayres da Silva, Arthane Menezes Figueirêdo
    426-443
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5690
  • A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: (RE)DESCOBRINDO SENTIDOS

    Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte
    444-469
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5691
  • “OS COMENTÁRIOS É QUE VALERAM A PENA”: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E HETERONORMATIVIDADE EM REDE SOCIAL

    Alexandre José Cadilhe, Roney Polato de Castro
    470-489
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5693
  • O HORÁRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CRÍTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES

    Eduardo Lourenço dos Santos, Daisi Teresinha Chapani
    490-509
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5694

Normas de publicação