A ESPIRITUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE E BELL HOOKS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12293

Palavras-chave:

Educação, Espiritualidade, Paulo Freire, bell hooks

Resumo

O objetivo desde artigo é analisar a espiritualidade na educação em Paulo Freire e bell hooks. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como fundamentação teórica: Freire, hooks, Oliveira, Boff, Dullo, entre outros. Considera-se nesta análise que os educadores percebem a educação como um processo de libertação de toda forma de dominação, a partir do diálogo, do desenvolvimento do pensamento crítico, da construção coletiva do conhecimento, da práxis e do respeito aos saberes e as experiências de educandos e educadores. A espiritualidade tratada como pertencente à sala de aula de forma a garantir a integralidade, a inteireza do ser, espiritualidade que nutre a esperança na educação como prática de liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Christina da Cruz Bezerra, Universidade do Estado do Pará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Mestra em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo (PUC-SP). Especialização em Educação para Preceptores no Sistema Único de Saúde (SUS) pelo
Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL). Terapeuta Ocupacional pela
Universidade do Estado do Pará (UEPA). E-mail: cruzbezerrat@gmail.com. ORCID: 0000-0001-7494-0239.

Henrique de Moraes Junior, Universidade do Estado do Pará

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Graduado em Filosofia Plena pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Educador do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA) e Membro do Projeto “Bem Viver: diversidade sociocultural, Saúde e Práticas Educativas na Amazônia” do PPGED/UEPA. E-mail: henriquemoraesjr@gmail.com. ORCID: 0000-0003-00092-9808.

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Pós-Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e UNAM-UAM Iztapalapa-México. Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA) e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará (NEP/UEPA). Bolsista Produtividade do CNPq2. E-mail: nildeapoluceno@uol.com.br. ORCID: 0000-0002-3458-584X.

Referências

BOFF, Leonardo. Ethos mundial : um consenso mínimo entre os humanos. 2e. Rio de Janeiro : Sextante, 2003.

DULLO, Eduardo. Paulo Freire, o Testemunho e a Pedagogia Católica: a ação histórica contra o fatalismo. RBCS Vol. 29 nº 85 junho, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia: o cotidiano o professor. [Recurso Eletrônico]. 1. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Por uma Pedagogia da Pergunta. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Uyopia e poder. In: FLEURI, Reinaldo Matias. Reinventar o presente... pois o amanhã se faz na transformação de hoje. Conversas com Paulo Freire: com textos inéditos de autoria de Paulo Freire. Fortaleza: UFC, 2008 p. 57-72.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 4e. São Paulo: Olho D´Água, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Entrevista Concedida a TV PUC-SP, 1997. Disponível em: <http://j.pucsp.br/video/paulo-freire-memoriam>. Acesso em março de 2023.

FREIRE, Paulo; BETTO, Frei. Essa Escola Chamada Vida. São Paulo: Ática, 1985.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 14ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983a.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983b.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Libertação. 5ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire / Paulo Freire; [tradução de Kátia de Mello e silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra]. – São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, Paulo. Os cristãos e a libertação dos oprimidos. Edições Base, 1978. Disponível em: file:///C:/Users/franc/Downloads/FPF_OPF_08_002.pdf. Acesso em 20 de março de 2023.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade, 2ed. São Paulo: Editora WFM Martins Fontes, 2017, 283 p.

HOOKS, Bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Elefante: 2019, 384p.

HOOKS, Bell. Ensinando o pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante: 2020, 288p.

HOOKS, Bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante: 2021, 300p.

HOOKS, Bell. Escrever além da raça: teoria e prática. São Paulo: Elefante: 2022a, 308p.

HOOKS, Bell. Pertencimento: uma cultura do lugar. São Paulo: Elefante: 2022b, 308p.

JORGE, J. S. Sem Ódio nem Violência: a perspectiva da libertação segundo Paulo Freire. 2. Ed. São Paulo: Loyola, 1981.

LEITE, Lígia. "Encontro com Paulo Freire". In: Educação e Sociedade n.03. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1979.

LÖWY, Michael. Marxismo e Teologia da Libertação. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. A educação humanista de Paulo Freire. In: DICKMANN, Ivo; DICKMANN, Ivanio (Orgs.) 100 anos com Paulo Freire. Chapecó-SC, Livrologia, 2021.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. FREIRE, Ana Maria Araújo (Org.). Leituras Freireanas sobre Educação. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Revista Cuira. Ano V. No 14 e 15. Belém-Pa: UNIPOP. Abril/Maio, 1995

RODRIGUES, Denise de Souza Simões et al. A religiosidade como manifestação humana e cultural. In: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de (Org.) Cartografia de saberes: representações sobre religiosidade em práticas educativas populares. Belém-PA: EDUEPA, 2008 p. 20-31.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

Bezerra, T. C. da C., Moraes Junior, H. de, & Oliveira, I. A. de. (2023). A ESPIRITUALIDADE NA EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE E BELL HOOKS. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (29), 168-183. https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12293

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO