v. 18 n. 32 (2024): Dossiê: A Educação básica e as suas circunstâncias: processos, procedimentos, prognósticos, professores

					Visualizar v. 18 n. 32 (2024): Dossiê: A Educação básica e as suas circunstâncias: processos, procedimentos, prognósticos, professores

Dossiê: A Educação básica e as suas circunstâncias: processos, procedimentos, prognósticos, professores

&

Perspectivas no Ensino de Libras;

Ano XVIII, v. 18, nº. 32 - Jul./Dez. - 2024.

Publicado: 2024-12-20

PÁGINAS INICIAIS

EDITORIAL

  • Editorial

    Zamara Araujo dos Santos
    10-12
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15727

ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO

  • As parcerias entre o público e o privado na educação básica e o trabalho pedagógico: uma revisão sistemática da literatura

    Siméia da Silva Carvalho, Sandra Márcia Campos Pereira, Relva Lopes Chaves Soares
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15294
  • A Educação inclusiva sob ótica da pesquisa internacional e nacional: um diálogo teórico e empírico

    Diogo Fernando da Silva; Geisa Letícia Kempfer Bock, Raquel Fröhlich
    33-47
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15339
  • A relevância da abordagem interdisciplinar e elaboração de proposta para a Educação Básica contemplando a Física

    Leandro Silva Moro
    48-63
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14817
  • Livro didático Práticas corporais - educação física: um olhar sobre a seção “Construção De Valores”

    Eliane Maria de Almeida, Telma Adriana Pacifico Martineli
    64-78
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15045
  • Um olhar sobre o Projeto Político-Pedagógico à luz do sociointeracionismo de Vygotsky: um estudo de caso no município de Barro Preto-BA

    Hugo de Souza Lima de Oliveira, Juliane Freire dos Santos, Adriana David Ferreira Gusmão
    79-90
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15347
  • De que maneira a tutoria pode influenciar no projeto de vida do estudante? Um estudo de caso em uma da escola do programa de ensino integral em São Paulo

    Leonardo Ferreira Aguiar
    91-108
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14819
  • O erro nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do currículo adotado pela rede municipal de ensino de Palotina e Região Oeste do Paraná

    Maisa Fernanda da Cunha, Luciana Paula Vieira de Castro
    109-119
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15239
  • Do texto dissertativo-argumentativo à autoavaliação: o processo ensino e aprendizagem e a construção da argumentação e da cidadania

    Ana Cecilia Teixeira Gonçalvez, Jeize de Fátima Batista, Laura Schmitt Pereira
    120-131
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15358
  • A redação do ENEM e o Fechamento do Discurso

    Geane Izabel Bento Botarelli, Vaniery Patricio Amorim dos Santos
    132-151
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15346
  • O Ensino da cultura indígena nas escolas em uma perspectiva de desafio: O samba como instrumento pedagógico

    Caruanã Guatara Oliveira Frescurato
    152-162
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14907
  • In(ex)clusão e (des)igualdade na escola: leituras sobre o preconceito racial

    Rosi Giordano, Glenda Kelly Ribeiro da Silva de Ávila
    163-181
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15167
  • Formação docente em alfabetização e letramento na educação básica: Cametá, região do baixo Tocantins, no Pará.

    Cláudio Antônio Trindade Andrade, Marisa Montrucchio
    182-196
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15348
  • Processos de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual: formação de professores no contexto da escola

    Ivonete Santos Novais, Danúsia Cardoso Lago, Vanessa Vieira Nunes
    197-213
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15353
  • A formação docente na educação profissional e tecnológica: a perspectiva de uma educação especial e inclusiva anticapacitista

    Ana Paula Santos de Melo Fiori, Glycia Guimarães Souza Mendes
    214-233
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15306

PERSPECTIVAS NO ENSINO DE LIBRAS

  • Psicoterapia bilíngue em Libras para as pessoas surdas: desafios e possibilidades de atuação da psicologia na Bahia

    Verônica Nascimento, Gildisson dos Santos Silva
    234-254
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14227
  • Ensino de Química para surdos(as): estudo bibliográfico e documental sobre instrumentais didáticos

    Pedro Cardoso de Araujo , Cleane da Silva Machado, Gabriela dos Santos Vaz, Blena Amanda da Silva Almeida, Elenice Monte Alvarenga
    255-272
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15098
  • Tradução Interpretação de enunciados de situações-problema com base na Ação Construída

    Roberta Alena de Alcântara Brandão, Jurema Lindote Botelho Peixoto, Sandra Magina, Lucília Santos da França Lopes
    273-291
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15345
  • Inclusão da comunidade escolar no curso de Libras oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus (2020-2021)

    José Willian Morais Antunes de Sousa, Aline Cruz dos Santos Oliveira
    292-310
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14670

ARTIGOS - FLUXO CONTÍNUO

  • Contribuições da psicanálise para a formação docente em cursinho popular

    Welber Pinheiro, Marcelo Pereira
    311-330
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14416
  • Interculturalidade crítica e ecologia dos saberes: uma contraposição ao monopólio de uma cultura como patrimônio universal da humanidade

    Alexandre Silva
    331-342
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14452
  • Corpos nas telas gerando formas de vida

    Iara Cerqueira Linhares de Albuquerque
    343-351
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14998
  • A tecnologia na formação inicial dos estudantes de Pedagogia

    Vanessa Castel, Josiane C. S. Ramos Procasko
    352-363
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14886
  • Uma sequência didática envolvendo o aplicativo Telegram à prática pedagógica: os impactos sob a perspectiva da aprendizagem significativa

    Eduardo da Silva Silveira, Eder Aparecido de Carvalho, Denise Fernandes
    364-383
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15332