A redação do ENEM e o Fechamento do Discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15346

Palavras-chave:

ENEM, Redação, Discurso Unidimensional, Fechamento do Discurso, Teoria Crítica

Resumo

O Ensino Médio no Brasil tem enfrentado diversas mudanças sobre seu objetivo principal, sendo fortemente associado ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma das principais portas de entrada para o Ensino Superior. A redação do ENEM, um dos componentes da prova, segue um formato dissertativo-argumentativo padronizado, exigindo que os candidatos defendam uma opinião sobre temas sociais e proponham uma intervenção, respeitando os direitos humanos. Com base nas teorias de Herbert Marcuse, o artigo discute como a estruturação da redação pode limitar o pensamento crítico dos candidatos, favorecendo uma reprodução de discursos dominantes. Assim, o processo de elaboração da redação, que deveria fomentar o pensamento crítico, acaba se tornando um exercício de conformidade às normas determinadas. A análise da obra de Marcuse, em particular a ideia de "fechamento do discurso", sugere que a redação do ENEM, apesar de sua intenção de avaliar a capacidade de argumentação e escrita dos candidatos, reforça uma padronização discursiva, em que os candidatos são incentivados a seguir fórmulas predefinidas para alcançar uma boa pontuação. Isso leva a refletir que o exame apenas perpetua um discurso unidimensional e operacionalizado.

 

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Biografia do Autor

Geane Izabel Bento Botarelli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda e Mestra no EHPS (PUC-SP), especialista em Educação e graduada em Letras e Pedagogia, com vasta experiência na área educacional. Atualmente é professora de Comunicação no SENAI-SP.

Vaniery Patricio Amorim dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda no programa Educação: EHPS- PUC-SP,  mestre pelo mesmo programa. Pós-graduada (latu sensu) em Neurociência aplicada à educação. Cursou História na USP e graduou-se em Letras português e espanhol pela PUC-SP. Desenvolve pesquisas na área de Linguagens, Cultura e Teoria Crítica. Atua no Instituto Vera Cruz.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Botarelli, G. I. B., & Santos, V. P. A. dos. (2024). A redação do ENEM e o Fechamento do Discurso. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 18(32), 132-151. https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15346