Anúncios

Dossiê "Alimentação & formação - a comida como aprendizado".

2025-08-10

A Revista APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, uma publicação multidisciplinar, com especial enfoque sobre o processo educacional em suas variáveis filosófica e psicológica, bem como outras áreas do saber pedagógico a elas relacionadas, está organizando um dossiê sobre o tema da "Alimentação & formação - a comida como aprendizado".

Saiba mais sobre Dossiê "Alimentação & formação - a comida como aprendizado".

Edição Atual

v. 19 n. 33 (2025): Dossiê: Autismo e Educação & Panorama: Conservadorismo na Educação brasileira
					Visualizar v. 19 n. 33 (2025): Dossiê: Autismo e Educação & Panorama: Conservadorismo na Educação brasileira

Dossiê: Autismo e Educação

&

Panorama: Conservadorismo na Educação brasileira

Ano IX, v. 19, nº. 33, Jan./Jun. - 2025.

Publicado: 2025-06-30

PÁGINAS INICIAIS

APRESENTAÇÃO

  • Apresentação - Dossiê: Autismo e Educação & Panorama: Conservadorismo na Educação brasileira

    Leonardo Maia, Zamara Araujo dos Santos
    9-19
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17179

ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO

  • Sensorialidades no transtorno do espectro autista: Denunciar, educar e convidar para fazer parte da comunidade humana

    María Elena Infante-Malachias, Herbert Silva, Jennifer Sousa
    20-34
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17003
  • Fernand Deligny e o lugar do espírito a-sujeitado

    Carlos Henrique Machado
    35-47
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17162
  • O que o diagnóstico não diz: Transtorno do Espectro Autista, trajetória educacional e constituição identitária

    Katícia Martins Guimarães, Michell Pedruzzi Mendes Araújo
    48-60
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17167
  • Transtorno do Espectro Autista e inclusão escolar: em foco as políticas públicas brasileiras

    Solange Franci Raimundo Yaegashi, Sharmilla Tassiana de Souza, Michele Nader, João Gabriel Yaegashi
    61-74
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17166
  • Escola inclusiva para alunos com TEA: possibilidades, recursos, adaptação, flexibilidade curricular, aprendizagem criativa e tecnologia assistidas

    Lívia Barbosa Pacheco Souza, Taynan Alécio da Silva
    75-89
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17163
  • O desenvolvimento psíquico da criança autista no contexto educacional em uma instituição especializada

    Lara Ranieri Garcia, Marta Silene Ferreira Barros
    90-106
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17161
  • Possíveis benefícios do atendimento psicológico a familiares de crianças/adolescentes com Transtorno do Espectro Autista

    Thaís Pereira de Paula , Regiane de Souza Quinteiro
    107-123
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17158
  • Estresse em cuidadores de crianças autistas: um estudo comparativo entre mães e pais

    Mykaelle das Dores de Souza Costa, Rafael Vilas Boas Garcia, João Paulo Roberti Junior
    124-140
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17164
  • Reflexões sobre o uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa com Estudantes Autistas: uma revisão sistemática da literatura

    Simone Reis, Nanci Rodrigues Orrico, Flávius Almeida dos Anjos
    141-157
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17007
  • Pensamento visual e espectro autista: reflexões para a didática frente à neurodiversidade

    Ana Beatriz Machado de Freitas, Ruth Cristiane Aleixo de Souza
    158-174
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17159
  • História e Filosofia da Ciência como mudança de paradigma para a introdução dos Axiomas de Isaac Newton em diálogo com o Transtorno do Espectro Autista

    André Vinícius Dias Senra, Manoel Fernando Lobato Martins
    175-184
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17165

ARTIGOS - PANORAMA

  • Notas sobre o conservadorismo na educação brasileira e o caso do movimento Escola sem Partido: legados e significados

    Helton Messini da Costa
    185-202
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17038
  • Argumentação no documentário ‘Pátria educadora’, da produtora Brasil Paralelo

    Robson Batista dos Santos Hasmann, Gabriel Aragão de Carvalho
    203-220
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17169
  • Considerações histórico-críticas sobre a influência do pensamento religioso conservador na educação brasileira

    Walace Abreu
    221-229
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17170
  • A educação neoliberal e o processo de “fascistização” no Brasil

    Fernanda do Carmo Chiele
    230-243
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17168
  • A marcha pela militarização da educação

    Laila Gonçalves
    244-256
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17197
  • Violência às escolas no Brasil à luz do pensamento de Maria Montessori

    Camila Iwasaki
    257-273
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.16866
  • A crise na educação e a escola atravessada pela lógica do mercado: alguns apontamentos sobre o ensinar e aprender em sala de aula

    Rogério Rodrigues
    274-288
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17173
  • Para uma aprendizagem à luz de Frantz Fanon e Paulo Freire

    Michael Batista
    289-301
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17083

ARTIGOS - FLUXO CONTÍNUO

RESENHAS

  • Avaliação psicológica sob um olhar prático

    Roberta Bolzan Jauris
    333-336
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17174
  • A polifonia da razão

    Rodrigo Petit
    337-339
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.33.17189
Ver Todas as Edições