Notícias

Dossiê temático: 'Bem-estar / Mal-estar do alunado e do professorado: saúde do corpo e da mente no ambiente formativo' - Parte 2: Docentes

2023-08-13

A Revista APRENDER: Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação está recebendo artigos para o Dossiê: 'Bem-estar / Mal-estar do alunado e do professorado: saúde do corpo e da mente no ambiente formativo' - Parte 2: Docentes

Saiba mais sobre Dossiê temático: 'Bem-estar / Mal-estar do alunado e do professorado: saúde do corpo e da mente no ambiente formativo' - Parte 2: Docentes

Edição Atual

n. 30 (2023): Dossiê 'Bem-estar / Mal-estar do alunado e do professorado: saúde do corpo e da mente no ambiente formativo' Parte 1: Discentes
					Visualizar n. 30 (2023): Dossiê 'Bem-estar / Mal-estar do alunado e do professorado: saúde do corpo e da mente no ambiente formativo' Parte 1: Discentes

Dossiê 'Bem-estar / Mal-estar do alunado e do professorado: saúde do corpo e da mente no ambiente formativo'

Parte 1: Discentes

Ano XVII, Nº. 30, Vol. 1 - Jul./Dez. - 2023.

Publicado: 2023-12-29

PÁGINAS INICIAIS

APRESENTAÇÃO

ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO

  • Adolescência, escola e o tempo na pandemia

    Cláudia Braga de Andrade, Luciana Gageiro Coutinho, Andréa Martello, Aline Araújo Lewenkopf, Daniel Escano Bitencourt
    14-31
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13744
  • Autoestima dos estudantes de enfermagem diante do contexto pandêmico

    Júlio Rodrigues de Avelar, Ana Cláudia de Queiroz, Mariana Albernaz Pinheiro de Carvalho, Edlene Regis Silva, Glenda Agra, Alynne Mendonça Saraiva Nagashima
    32-45
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13776
  • Mal-estar de adolescentes no retorno presencial das escolas: perdas e ganhos

    Cristiana Carneiro, Juliana Guimarães, Roberta Freire, Karin Yasmin Veloso Müller, Fernanda Cavour, Marcele Guimarães da Silva
    46-61
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13792
  • Família, escola e psicanálise: ideais de família e saúde mental nos contextos educativos

    Liliane Cristina Santos, Marcelo Ricardo Pereira
    62-80
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i30.14037
  • O psicólogo escolar: da depressão à saúde mental e à cidadania da criança

    Carlos Marcelo Cavalheiro Félix
    81-100
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i30.12432
  • Vozes que constrangem: mal-estar (res)sentidos em interações didáticas em uma cultura escolar do interior da Bahia

    Fernanda de Castro Modl, Cristiane Campos Marques, Anderson de Jesus Caire, Marina Santos Soares Pereira, Maria do Alívio Pessoa Caires Pereira
    101-118
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i30.14072
  • Universidade Pública e desejo de viver: o acolhimento enquanto dispositivo de escuta em tempos nefastos

    Fernanda Mara da Silva lima, Marília Etienne Arreguy, Fernanda Ferreira Montes
    119-136
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i30.14126
  • Bem-estar psicológico de estudantes universitários da graduação: fatores de risco, fatores de proteção e estratégias de cuidado em saúde mental

    Rafael Anunciação Oliveira, Renata Meira Véras
    137-158
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13759
  • Serviços e programas de saúde mental discente: acesso, informações e oferta em sites de instituições federais de ensino superior

    Moises Romanini, Laura Oporto Gumucio
    159-176
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i30.12803
  • Motivações e desafios enfrentados por estudantes de licenciatura em psicologia

    Lucas Antunes Machado, Ana Caroline Cantini Nascimento
    177-197
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13566
  • Da felicidade epicurista à mortificação do desempenho: o sofrimento psíquico na pós-graduação stricto sensu

    Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Terezinha Oliveira, Conceição Solange Bution Perin
    198-213
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13721
  • Medicalização e educação: um estudo sobre a formação de pedagogas e pedagogos

    Jacqueline Cavalcanti Chaves, Rafaela Afonso dos Anjos
    214-232
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13796
  • O ensino da psicologia da educação e a formação de professores: apontamentos sobre o ensinar e o aprender em sala de aula em tempos de pós-pandemia

    Rogério Rodrigues
    233-247
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13126
  • Cartas da pandemia: narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação em território semiárido

    Clara Maria Miranda de Sousa, Emanoela Souza Lima
    248-260
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i30.12741
  • Efeitos da prática de yoga sobre a qualidade de vida de participantes do programa de extensão universitária “yoga: awaken one”

    Poliana Coelho Barbosa, Danilo França Conceição dos Santos, Mateus Mota Pereira, Aline de Jesus Santos, Crislane dos Santos de Brito, Djalma Pereira Santana, Lucimara da Cruz Souza, Teresa Maria Bianchini de Quadros, Alex Pinheiro Gordia
    261-274
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i30.14010
  • Continuação de um sonho: caminhos entre o presente e o futuro do adolescente no trabalho protegido

    Tatiane Alves Baptista, Fabiane Sabino de Paula, Gabriel Ferreira Gonzalez Villar, Larissa Gonçalves Gomes
    275-289
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i30.14005
  • Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre o papel do corpo e a tese da mente estendida

    Débora Vieira Machado, Thiago Januario Lisbôa, Zena Eisenberg
    290-304
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13547
  • Movimentos axiológicos e(m) semiotizações de memórias de bem-estar promovidas por uma escola do interior baiano

    Fernanda de Castro Modl, Maria do Alívio Pessoa Caires Pereira, Cristiane Campos Marques, Anderson de Jesus Caires, Marina Santos Soares Pereira
    305-321
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i30.14093

ARTIGOS - FLUXO CONTÍNUO

  • O conceito de identificação no pensamento de Adorno: entre o ajustamento social e a resistência em direção a uma existência mais humana

    Rita de Cassia Thomaz
    322-338
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i30.12990
  • Ética intercultural latino-americana: pressupostos para a educação escolar

    Alexandre Silva
    339-353
    DOI: https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13865
Ver Todas as Edições