A formação docente na educação profissional e tecnológica: a perspectiva de uma educação especial e inclusiva anticapacitista
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15306Palavras-chave:
Educação especial-inclusiva, Política pública, Capacitismo, Formação docenteResumo
Este estudo tem como objetivo analisar, de forma crítico-reflexiva, os processos que se mostram implicados na formação do professor, tendo em vista a materialização de práticas educativas inclusiva-anticapacitistas no contexto da EPT. Para essa finalidade, a metodologia empregada subsidiou-se em uma abordagem qualitativa; recorrendo, para tanto, a pesquisa bibliográfica, por meio de estudos e produções de autores que tratam sobre a educação especial inclusiva e a formação de professores na EPT, sempre de modo a articular a discussão destas temáticas com o capacitismo. Como resultado da análise realizada, compreende-se a necessidade de instituir políticas públicas voltadas à formação docente, numa perspectiva anticapacitista na EPT, a fim de ressignificar a condição da deficiência, a partir de um enfoque despatologizante do indivíduo afetado pela lesão.
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