O erro nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise do currículo adotado pela rede municipal de ensino de Palotina e Região Oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15239Palavras-chave:
Erro. , Matemática. , Currículo.Resumo
O ensino é sempre uma pauta presente em discussões teóricas, especialmente após a pandemia em 2020, que agravou várias questões no âmbito educacional, como as dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem. O presente artigo trata da importância do erro na aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de uma análise documental a partir da Proposta Pedagógica Curricular (PPC) da Associação dos Munícipios do Oeste do Paraná (AMOP), de 2020, que é o documento adotado pela rede municipal de Palotina e região oeste do Paraná. O objetivo deste trabalho é analisar qual a percepção e o entendimento sobre o erro no processo de aprendizagem de matemática apresentados no currículo dos anos iniciais de Palotina e região oeste do Paraná. Mediante análise, é possível concluir que o erro é inevitável no processo de aprendizagem da matemática, sendo necessário incluí-lo como aspecto a ser considerado de maneira construtiva na docência, através de uma abordagem, sobretudo, qualitativa. Assim, cabe indagar se os professores detêm formação, tempo, materiais necessários, e condições de aprofundamento acerca do currículo oficial antes de ministrar suas aulas, para incluir devidamente o erro em sua prática.
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