O Ensino da cultura indígena nas escolas em uma perspectiva de desafio: o samba como instrumento pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14907

Palavras-chave:

Cultura Indígena, Diversidade Cultural, Samba Enredo, Práticas Pedagógica

Resumo

Este artigo aborda a importância do ensino da cultura indígena nas escolas, os desafios enfrentados pelos educadores e sugere estratégias para uma implementação eficaz dessa abordagem curricular. A inclusão da cultura indígena no currículo escolar brasileiro enfrenta desafios significativos, sendo essencial para a valorização e preservação da diversidade cultural do país. Este estudo explora a potencialidade do samba como uma ferramenta pedagógica inovadora para abordar e ensinar aspectos da cultura indígena nas escolas. O samba, manifestação cultural e musical profundamente enraizada na matriz cultural brasileira, vem a oferecer uma abordagem interdisciplinar que pode enriquecer a aprendizagem. A pesquisa investiga como o samba pode ser utilizado para promover o engajamento dos estudantes, facilitar a compreensão das contribuições indígenas à cultura nacional e estimular o respeito e a valorização das diferenças culturais. Metodologias de ensino baseadas em práticas musicais, atividades de dança e discussões históricas são propostas, destacando o papel do samba na construção de uma identidade cultural inclusiva e diversa. Os resultados sugerem que o uso do samba como recurso pedagógico não apenas torna o aprendizado mais dinâmico e interativo, mas também fortalece a consciência cultural e histórica dos estudantes, contribuindo para uma educação mais completa e integradora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caruanã Guatara Oliveira Frescurato, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares -(PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Membro do Laboratório de História da Educação Latino-Americana (LHELA). Tem como linha de pesquisa a história das instituições escolares na Baixada Fluminense nos séculos XIX e XX.

Referências

CRUZ et.al, Hutukara. G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro. Rio de Janeiro: 2024.

DALMONEGO, Corrado. 2023. "Hutukara Associação Yanomami". In: Enciclopédia de Antropologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia. Disponível em: https://ea.fflch.usp.br/instituicoes/hutukara-associacao-yanomami

GARCIA, Valéria A. Um sobrevôo: o conceito de educação não-formal, in PARK, Margareth. Brandini e FERNANDES, Renata Sieiro. (Org.). Educação não-formal: contextos, percursos e sujeitos, Campinas, SP: CMU/Holambra. Setembro, 2005.

GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v. 31, p. 1355-1379, 2010.

GOMES, Pedro Henrique. Formação de professores e ensino da cultura indígena: desafios e perspectivas. Educação e Realidade, vol. 42, no. 3, pp. 801-822, 2017.

MAROLDI, Alexandre Masson; LIMA, Luis Fernando Maia; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. A produção científica sobre educação indígena no Brasil: uma revisão narrativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 3, p. 931-952, 2018.

PEREIRA, Mariana Cunha; FERNANDES, Maria Luiza. Ensino de História na Amazônia–inserção da história e cultura dos povos indígenas na Licenciatura de História da UFRR: The Teaching Of History In Amazônia–Introduction Of History And Culture Of The Indigenous In Licentiate Of History Of Ufrr. Revista Cocar, n. 22, 2023.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.

RIBEIRO, D. B. et al. A trilha da Reserva Pataxó da Jaqueira como instrumento de educação socioambiental para estudantes de nível médio. Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, v. 17, n. 65, 2018.

RODRIGUES, Leandra Aparecida Mendes dos Santos et al. Formação Docente e as relações étnico-raciais: A Literatura como instrumento de implementação da Lei N° 10.639/03 nas escolas públicas estaduais na cidade de Pires do Rio-GO. 2021.

SANTIAGO et.al, Xingu, o Clamor Que Vem da Floresta. G.R.E.S. imperatriz Leopoldinense. Rio de Janeiro: 2017.

SILVEIRA, Marcelo Pimentel da; KIOURANIS, Neide Maria Michellan. A Música e o Ensino de Química. Química Nova na Escola, [S.L.], v. 28, p. 28-31, 16 abr. 2008.

SOBRINHO, Roberto Sanches Mubarac; DE SOUZA, Adria Simone Duarte; BETIOL, Celia Aparecida. A educação escolar indígena no Brasil: uma análise crítica a partir da conjuntura dos 20 anos de LDB. Poiésis-Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, v. 11, n. 19, p. 58-75, 2017.

SOUZA, Eduardo C. Roda de samba: Espaço da memória, educação não-formal e sociabilidade. XVI Encontro Anual da Abem e Congresso Regional da ISME na América Latina, 2007.

SOUZA, Rafaela Martins. “A valorização da diversidade cultural na educação brasileira.” Revista Brasileira de Educação, vol. 17, no. 50, pp. 105-122, 2012.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Oliveira Frescurato, C. G. (2024). O Ensino da cultura indígena nas escolas em uma perspectiva de desafio: o samba como instrumento pedagógico. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 18(32), 152-162. https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14907