De que maneira a tutoria pode influenciar no projeto de vida do estudante? Um estudo de caso em uma da escola do programa de ensino integral em São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14819

Palavras-chave:

Educação Integral, Projeto de Vida, Programa de Ensino Integral, Tutoria

Resumo

O presente artigo tem por objetivo questionar se a tutoria, metodologia específica do Programa de Ensino Integral (PEI), vigente em boa parte das unidades escolares do Estado de São Paulo, é um instrumento potencial para desenvolver a educação integral do estudante e, com isso, constituir um projeto de vida mais consciente e cujos valores apontem à dimensão ética. Para tanto, após uma breve contextualização do que seja a Educação Integral, a Pedagogia da Presença e a Tutoria, apresenta-se um estudo em uma escola tradicional do PEI, que foi realizado a fim de confrontar as respostas de professores e estudantes a formulários, que objetivavam averiguar o método e os efeitos da tutoria naquele ambiente.

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Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Aguiar, Universidade de São Paulo

Doutorando em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual graduou-se (2020) e licenciou-se (2021) em Porutguês/Italiano e titulou-se Mestre (2022). Também atua como professor de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de São Paulo.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Aguiar, L. F. (2024). De que maneira a tutoria pode influenciar no projeto de vida do estudante? Um estudo de caso em uma da escola do programa de ensino integral em São Paulo. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 18(32), 91-108. https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14819