De que maneira a tutoria pode influenciar no projeto de vida do estudante? Um estudo de caso em uma da escola do programa de ensino integral em São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14819

Palavras-chave:

Educação Integral, Projeto de Vida, Programa de Ensino Integral, Tutoria

Resumo

O presente artigo tem por objetivo questionar se a tutoria, metodologia específica do Programa de Ensino Integral (PEI), vigente em boa parte das unidades escolares do Estado de São Paulo, é um instrumento potencial para desenvolver a educação integral do estudante e, com isso, constituir um projeto de vida mais consciente e cujos valores apontem à dimensão ética. Para tanto, após uma breve contextualização do que seja a Educação Integral, a Pedagogia da Presença e a Tutoria, apresenta-se um estudo em uma escola tradicional do PEI, que foi realizado a fim de confrontar as respostas de professores e estudantes a formulários, que objetivavam averiguar o método e os efeitos da tutoria naquele ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Aguiar, Universidade de São Paulo

Doutorando em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual graduou-se (2020) e licenciou-se (2021) em Porutguês/Italiano e titulou-se Mestre (2022). Também atua como professor de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de São Paulo.

Referências

AMARAL, Leonardo Barbosa et al. Perfil que Define um Professor Exemplar: Percepção dos Alunos da Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis do Brasil. Anais do XII Congresso da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, João Pessoa (PB), 2018. Disponível em: < https://anpcont.org.br/pdf/2018_EPC438.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2024.

AQUINO, Julio Groppa. A indisciplina e a escola atual. Rev. da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, v. 24, n. 2, p. 181-204, jul./dez. 1998.

ARAÚJO, Ulisses; PUIG, Josep Maria. Educação e valores: pontos e contrapontos. Org.: Valéria Amorim Arantes. 2ª ed. São Paulo: Summus, 2007.

ARAÚJO, Ulisses; ARANTES, Valéria; PINHEIRO, Viviane. Projetos de Vida - Fundamentos Psicológicos, Éticos e Práticas Educacionais. São Paulo: Summus, 2020.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Rev. Bras. Educ. [on-line]. 2008, vol.13, n.37, pp. 45-56. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/v13n37/v13n37a05.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2024..

COSTA, A.C.G. Por Uma Pedagogia da Presença. Brasília: Editora: Ministério da Ação Social, 1991.

BLOOM, B. S. Taxonomia de objetivos educacionais – domínio cognitivo. Rio Grande do Sul: Ed Globo, 1973.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 22 fev. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 22 fev. 2024.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Bases Legais. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 22 fev. 2024.

DELORS, Jacques (org.). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI; Tradução: José Carlos Eufrázio. UNESCO: Publicação MEC, 1998. Disponível em: <http://www.livrosgratis.com.br/download_livro_27263/educacao-_um_tesouro_a_descobrir_relatorio_para_a_unesco_da_comissao_internacional_sobre_educacao_para_o_seculo_xxi>. Acesso em: 22 fev. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

SANTOS, Arthur R. B. et al. Importância da Tutoria no Contexto da Escola Integral. Anais do IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. Campina Grande: Realize Eventos Científicos e Editora Ltda, 2019. Disponível em: < https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/56908>. Acesso em: 22 fev. 2024.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 57.571, de 2 de dezembro de 2011.. Disponível em: . Acesso em: 22 fev. 2024.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 59.354, de 15 de julho de 2013. (2013a). Disponível em: <https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2013/decreto-59354-15.07.2013.html>. Acesso em: 22 fev. 2024.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Diretrizes do Programa Ensino Integral. 2013b. São Paulo: SE, s. d. Disponível em: <http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/342.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2024..

SÃO PAULO (Estado). Diretrizes do Programa Ensino Integral, Caderno do Gestor. 1ª edição. São Paulo, 2014. Disponível em: <https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/01/Modelo-Pedag%C3%B3gico-e-de-Gest%C3%A3o-1.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2024.

SÃO PAULO (Estado). Lei nº 16.279, de 08 de julho de 2016. Disponível em: <https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2016/lei-16279-08.07.2016.html>. Acesso em: 22 fev. 2024.

SÃO PAULO (Estado). Boletim Pedagógico do SARESP de 2022. (2022a). Disponível em: <http://saresp.fde.sp.gov.br/boletim/2022/RedeEstadual/1/2022_RE_000012_1.pdf>. Acesso em 22 fev. 2024.

SÃO PAULO (Estado). Lei nº 1.374, de 30 de março de 2022. (2022b). Disponível em: < https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/2022/lei.complementar-1374-30.03.2022.html>. Acesso em: 22 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Aguiar, L. F. (2024). De que maneira a tutoria pode influenciar no projeto de vida do estudante? Um estudo de caso em uma da escola do programa de ensino integral em São Paulo. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 18(32), 91-108. https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14819