A Educação inclusiva sob ótica da pesquisa internacional e nacional: um diálogo teórico e empírico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15339

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia, Psicologia, Direito, Inclusão

Resumo

A relevância de dialogar um estudo teórico internacional dos EUA com o estudo empírico nacional do Brasil sobre as análises conceituais, pesquisas futuras e estratégias inclusivas aos grupos com distintos marcadores sociais das diferenças com suas relações étnico-raciais, interseccionais e de deficiências. Foram discutidos durante o período das aulas presenciais através de uma disciplina eletiva da pós-graduação stricto sensu em educação na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) ministrada por duas Professoras Doutoras Geisa Bock e Raquel Fröhlich. Realizou-se as discussões com esperança de que é possível realizar pesquisas futuras quando obtém o olhar minucioso sobre as necessidades especiais dos grupos vulneráreis para progresso educacional. O artigo incentiva as conscientizações dos pesquisadores e profissionais da educação com as notas críticas internacionais e as inspirações de práticas colaborativas em suas pesquisas futuras, contribuindo para a constância do debate em face dos propósitos de equidade social perante os princípios da Educação Inclusiva.

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Biografia do Autor

Diogo Fernando da Silva, Universidade Estadual de Santa Catarina

Deficiente auditivo bilateral. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Especialista em Neuropsicopedagogia, e Gestão, Supervisão e Orientação com ênfase em Psicologia Educacional pela Faculdade de Rolim de Moura. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia.

Geisa Letícia Kempfer Bock, Universidade Estadual de Santa Catarina

Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação e Formação de Educadores pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Raquel Fröhlich, Universidade Estadual de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professora efetiva pela Universidade Estadual de Santa Catarina.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Silva, D. F. da, Kempfer Bock, G. L., & Fröhlich, R. (2024). A Educação inclusiva sob ótica da pesquisa internacional e nacional: um diálogo teórico e empírico. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 18(32), 33-47. https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15339