Processos de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual: formação de professores no contexto da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15353

Palavras-chave:

Educação especial, Deficiência intelectual, Formação de professores

Resumo

Os estudantes com deficiência intelectual - DI requerem dos professores aperfeiçoamentos formativos para atuarem na perspectiva da inclusão escolar. Nesse sentido, cursos desenvolvidos no contexto das escolas que utilizam estudos de casos reais e discutem as demandas advindas dos professores, que atuam com esse público, é uma alternativa de aperfeiçoamento docente. Este artigo traz a questão: como os professores participantes de um curso, baseado na pesquisa-ação-reflexão, passaram a compreender o processo de ensino e de aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual? O objetivo foi analisar as aprendizagens construídas pelos professores sobre os processos de ensino e de aprendizagem de estudantes com DI, discutidos durante um curso de formação no contexto da escola. A formação, desenvolvida por meio de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, carga horária de 40 horas, distribuídas em 10 encontros, foi elaborada a partir das demandas elencadas pelos três professores participantes. Nos resultados, do 5º e 8º encontro, objeto deste artigo, utilizou-se da análise do conteúdo. Os dados apontaram a necessidade de discussão e reflexão sobre esse tema, bem como o desconhecimento dos participantes sobre a importância da avaliação pedagógica para o desenvolvimento desses estudantes, refletindo a falta de apoio da rede de ensino na formação dos professores.

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Biografia do Autor

Ivonete Santos Novais, Secretaria Municipal de Educação - SMED Vitória da Conquista, Bahia

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus Vitória da Conquista, Bahia. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Pós-Grad. Graduada em Pedagogia pela UESB. Professora da rede municipal de educação de Vitória da Conquista desde 1997, onde atua como professora do Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncionais em uma escola municipal da zona rural.

Danúsia Cardoso Lago, Universidade Federal da Bahia - UFBA - Instituto Multidisciplinar em Saúde - IMS

Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia UFBA - Campus Anísio Teixeira - Instituto Multidisciplinar em Saúde - Vitória da Conquista, Bahia. Pedagoga pela UESB, Mestre e Doutora em Educação do Indivíduo Especial pela UFSCar; Pós-doutorado em Educação pela UFG - Regional Catalão. Pesquisadora na área da Educação Especial com ênfase no Ensino Colaborativo, formação de professores e estudantes com Deficiência Intelectual.

Vanessa Vieira Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB/PPGEn

Bacharela e Licenciada em Psicologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2018). Especialista em Saúde do Adulto e do Idoso pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2021). Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGEn - UESB.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Santos Novais, I., Cardoso Lago, D., & Vieira Nunes, V. (2024). Processos de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual: formação de professores no contexto da escola. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 18(32), 197-213. https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15353