Processos de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual: formação de professores no contexto da escola
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15353Palabras clave:
Educação especial, Deficiência intelectual, Formação de professoresResumen
Os estudantes com deficiência intelectual - DI requerem dos professores aperfeiçoamentos formativos para atuarem na perspectiva da inclusão escolar. Nesse sentido, cursos desenvolvidos no contexto das escolas que utilizam estudos de casos reais e discutem as demandas advindas dos professores, que atuam com esse público, é uma alternativa de aperfeiçoamento docente. Este artigo traz a questão: como os professores participantes de um curso, baseado na pesquisa-ação-reflexão, passaram a compreender o processo de ensino e de aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual? O objetivo foi analisar as aprendizagens construídas pelos professores sobre os processos de ensino e de aprendizagem de estudantes com DI, discutidos durante um curso de formação no contexto da escola. A formação, desenvolvida por meio de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, carga horária de 40 horas, distribuídas em 10 encontros, foi elaborada a partir das demandas elencadas pelos três professores participantes. Nos resultados, do 5º e 8º encontro, objeto deste artigo, utilizou-se da análise do conteúdo. Os dados apontaram a necessidade de discussão e reflexão sobre esse tema, bem como o desconhecimento dos participantes sobre a importância da avaliação pedagógica para o desenvolvimento desses estudantes, refletindo a falta de apoio da rede de ensino na formação dos professores.
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