Uma sequência didática envolvendo o aplicativo Telegram à prática pedagógica: os impactos sob a perspectiva da aprendizagem significativa
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15332Palavras-chave:
Ensino, Prática Pedagógica, Telegram, Sequência Didática, Aprendizagem SignificativaResumo
A pesquisa analisou os possíveis impactos da aplicação de uma sequência didática envolvendo o aplicativo (app) Telegram à prática pedagógica sob a perspectiva da aprendizagem significativa. Este estudo foi desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em sua linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Nesse estudo aplicado de abordagem qualitativa aplicaram-se dois questionários semiestruturados: um aos estudantes da disciplina de empreendedorismo e outro aos docentes do Curso Técnico em Administração no CEDUP Guaramirim. Complementarmente, optou-se para análise dos dados a análise textual discursiva (ATD), categorizando-os pelos conteúdos, procedimentos e atitudes relevantes à prática pedagógica. Ao consolidar os dados, questionou-se: Como o app Telegram pode ser envolvido à prática pedagógica de forma que contribua para uma aprendizagem significativa? Em resposta a indagação, elaborou-se um produto educacional no formato de uma sequência didática, como instrumento que integrou os conhecimentos prévios aos interesses pedagógicos dos discentes, com os desafios e competências docentes envolvendo a TDIC. Os resultados obtidos demonstraram que a participação discente ao incorporar o app Telegram no processo de planejamento e aplicação da prática pedagógica contribuiu para uma aprendizagem democrática, autônoma, criativa e significativa.
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