Uma sequência didática envolvendo o aplicativo Telegram à prática pedagógica: os impactos sob a perspectiva da aprendizagem significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15332

Palavras-chave:

Ensino, Prática Pedagógica, Telegram, Sequência Didática, Aprendizagem Significativa

Resumo

A pesquisa analisou os possíveis impactos da aplicação de uma sequência didática envolvendo o aplicativo (app) Telegram à prática pedagógica sob a perspectiva da aprendizagem significativa. Este estudo foi desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em sua linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Nesse estudo aplicado de abordagem qualitativa aplicaram-se dois questionários semiestruturados: um aos estudantes da disciplina de empreendedorismo e outro aos docentes do Curso Técnico em Administração no CEDUP Guaramirim. Complementarmente, optou-se para análise dos dados a análise textual discursiva (ATD), categorizando-os pelos conteúdos, procedimentos e atitudes relevantes à prática pedagógica. Ao consolidar os dados, questionou-se: Como o app Telegram pode ser envolvido à prática pedagógica de forma que contribua para uma aprendizagem significativa? Em resposta a indagação, elaborou-se um produto educacional no formato de uma sequência didática, como instrumento que integrou os conhecimentos prévios aos interesses pedagógicos dos discentes, com os desafios e competências docentes envolvendo a TDIC. Os resultados obtidos demonstraram que a participação discente ao incorporar o app Telegram no processo de planejamento e aplicação da prática pedagógica contribuiu para uma aprendizagem democrática, autônoma, criativa e significativa.

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Biografia do Autor

Eduardo da Silva Silveira, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) pelo Instituto Federal Catarinense, IFC, Brasil. Atualmente é Analista Administrativo (Administrador) vinculado ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina. 

Eder Aparecido de Carvalho, Instituto Federal Catarinense

 

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil. Atualmente é docente vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) – Instituto Federal Catarinense. 

Denise Fernandes, Instituto Federal Catarinense

Doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil. Atualmente é docente vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) – Instituto Federal Catarinense. 

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Silveira, E. da S. ., Carvalho, E. A. de ., & Fernandes, D. . (2024). Uma sequência didática envolvendo o aplicativo Telegram à prática pedagógica: os impactos sob a perspectiva da aprendizagem significativa. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 18(32), 364-383. https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15332