Do texto dissertativo-argumentativo à autoavaliação: o processo ensino e aprendizagem e a construção da argumentação e da cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15358

Palavras-chave:

Autoavaliação, texto dissertativo-argumentativo, cidadania

Resumo

Este artigo apresenta uma prática pedagógica realizada no Estágio Curricular Supervisionado II do Curso de Letras - Português e Espanhol na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo. O estágio foi desenvolvido em uma turma de segundo ano de uma escola pública de Ensino Médio, com duração de 16 horas. O plano de aula trabalhou o texto dissertativo-argumentativo através da temática “Regulamentação das Redes Sociais” baseado no método de Sequência Didática (Dolz, Noverraz, Schneuwly, 2004). Essa ferramenta didática consiste em atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura, com duas produções textuais: o texto de sondagem (Dolz; Noverraz; Schneuwly 2004), que visa identificar o conhecimento prévio dos alunos e a produção textual final, que consiste no desenvolvimento de uma redação em um simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ademais, realizamos uma autoavaliação, em que os alunos puderam refletir criticamente sobre seu processo de ensino e aprendizagem, identificando, através de um questionário, suas dificuldades e evolução ao longo das aulas, não detendo-se somente à avaliação quantitativa feita pelo professor. Dessa forma, a partir dos resultados apresentados na autoavaliação e nas produções textuais, concluímos que os alunos demonstraram um bom aproveitamento do conteúdo trabalhado, desenvolvendo o senso crítico, a argumentação e, consequentemente, a cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cecilia Teixeira Gonçalvez, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Letras, área de concentração Estudos Linguísticos (UFSM). Professora do Curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo-RS. Orientadora de estágio.

Jeize de Fátima Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Letras, área de concentração Estudos Linguísticos (UNIRITTER). Professora do Curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo-RS. Orientadora de estágio.

Laura Schmitt Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduanda em Letras Português e Espanhol – Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo-RS.

Referências

ALMEIDA, Claudimar. Paes. de; NOGUEIRA, V. B. O professor de língua portuguesa: o perfil do educador diante das transformações no ensino da língua materna. Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/retrieve/81b40f3c-e543-4158-9033-3d41df13ffc6/TCC-Letras-2013-Arquivo.006.pdf. Acesso em: 22/05/2024.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Seqüências didáticas para o oral e para a escrita: apresentação de um procedimento. Trad. Roxane Rojo e Glaís Cordeiro. In: SCHHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. (p. 95-128)

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 2° Ed.. São Paulo, Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 71ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FUZER, Cristiane. Bilhete orientador como instrumento de interação no processo de aprendizagem de produção textual. Letras, Santa Maria, v. 22, n. 44, p. 213-245, jan./jun. 2012.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

OLIVEIRA JÚNIOR, Oliveira. Barreto. A redação do ENEM e o sucesso escolar entre alunos do Ensino Médio. In: IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2014, Uberlândia-MG. Anais do SIELP. Uberlândia-MG: UDUFU, 2014. v. 3.

SANTOS, Leonor. Auto-avaliação regulada: porquê, o quê e como?. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/4884. Acesso em: 29/05/2024.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Gonçalvez, A. C. T., Batista, J. de F., & Schmitt Pereira, L. (2024). Do texto dissertativo-argumentativo à autoavaliação: o processo ensino e aprendizagem e a construção da argumentação e da cidadania. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 18(32), 120-131. https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15358