Do texto dissertativo-argumentativo à autoavaliação: o processo ensino e aprendizagem e a construção da argumentação e da cidadania
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15358Palavras-chave:
Autoavaliação, texto dissertativo-argumentativo, cidadaniaResumo
Este artigo apresenta uma prática pedagógica realizada no Estágio Curricular Supervisionado II do Curso de Letras - Português e Espanhol na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo. O estágio foi desenvolvido em uma turma de segundo ano de uma escola pública de Ensino Médio, com duração de 16 horas. O plano de aula trabalhou o texto dissertativo-argumentativo através da temática “Regulamentação das Redes Sociais” baseado no método de Sequência Didática (Dolz, Noverraz, Schneuwly, 2004). Essa ferramenta didática consiste em atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura, com duas produções textuais: o texto de sondagem (Dolz; Noverraz; Schneuwly 2004), que visa identificar o conhecimento prévio dos alunos e a produção textual final, que consiste no desenvolvimento de uma redação em um simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ademais, realizamos uma autoavaliação, em que os alunos puderam refletir criticamente sobre seu processo de ensino e aprendizagem, identificando, através de um questionário, suas dificuldades e evolução ao longo das aulas, não detendo-se somente à avaliação quantitativa feita pelo professor. Dessa forma, a partir dos resultados apresentados na autoavaliação e nas produções textuais, concluímos que os alunos demonstraram um bom aproveitamento do conteúdo trabalhado, desenvolvendo o senso crítico, a argumentação e, consequentemente, a cidadania.
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