Fatores psicossociais protetivos e de risco relacionados ao trabalho docente da Educação Básica em Nampula, Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13790

Palavras-chave:

Docência, Fatores psicossociais, Saúde mental, Ensino público

Resumo

A docência figura na lista das profissões nobres e de extrema importância social, pois é responsável pela formação acadêmica de pessoas e outros profissionais. No entanto, a ação de ensinar é, igualmente, considerada na atualidade, como uma atividade extremamente estressante. Neste estudo exploratório e qualitativo objetivou-se explorar os fatores psicossociais protetivos e de risco relacionados ao trabalho docente da educação geral da rede pública em Nampula, Moçambique. Aplicou-se um roteiro de entrevista semiestruturada a 22 profissionais de educação e oito de saúde mental e ocupacional de ambos os sexos, totalizando 30 participantes. As informações tratadas através de análise temática revelaram que os fatores psicossociais protetivos mais indicados são: aprendizagem mútua, ter remuneração e reconhecimento social. Pelo contrário, baixos salários, endividamento, condições de trabalho insuficientes ou inadequadas, pouco incremento salarial, irregularidade de datas de pagamento de salários, desvalorização da classe docente, alto custo de vida, precárias condições sociais e de vida das comunidades, fraca aprendizagem dos alunos, dificuldades de conciliar trabalho-família, falta de apoio familiar e isolamento social foram apontados como principais fatores de risco psicossocial. Desse modo, é pertinente de um lado melhorar os aspectos negativos mencionados e, por outro, investigar suas repercussões na saúde mental docente.

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Biografia do Autor

Gildo Aliante, Universidade Save - Moçambique

Doutor e Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Graduado (Bacharelado e Licenciatura) em Planificação, Administração e Gestão da Educação pela Universidade Pedagógica, Moçambique. Docente afeto na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Save, Extensão da Massinga, Moçambique.

Jussara Maria Rosa Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e pós-doutorado em Serviço Social pela Universität Kassel, República Federal da Alemanha. É Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Trabalho - NEST/UFRGS.

Coutinho Maurício José, Centro de Saúde Anexo do Hospital Psiquiátrico de Nampula - Moçambique

Licenciado em Psicologia Social e das Organizações com habilitações em Comportamento Organizacional pela Universidade Rovuma, Moçambique. Técnico de Farmácia no Centro de Saúde Anexo ao Hospital Psiquiátrico de Nampula.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Aliante, G., Mendes, J. M. R., & José, C. M. . (2024). Fatores psicossociais protetivos e de risco relacionados ao trabalho docente da Educação Básica em Nampula, Moçambique. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (31), 134-157. https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13790