Medicalização e educação: um estudo sobre a formação de pedagogas e pedagogos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13796

Palavras-chave:

Sociedade do cansaço., Saúde mental, Patologização, Formação de Professores

Resumo

A preocupação com a saúde física e mental de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos tem crescido ao longo dos últimos anos, sobretudo a partir da pandemia de Covid-19. Tal preocupação tem produzido estudos e pesquisas acadêmicas; levantamentos e análises realizados por organizações nacionais e internacionais; políticas públicas nacionais; e orientações e planos de ação dirigidos às diversas nações. Se por um lado a atenção e o cuidado com as questões relativas à saúde física e mental são importantes e necessários, por outro, fazem pensar no risco da medicalização da vida, do sofrimento e do mal-estar. Tendo em vista que a escola tem sido lócus privilegiado de discursos e práticas medicalizantes, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de averiguar se o processo de medicalização é abordado na formação inicial de pedagogos e investigar os conhecimentos dos participantes sobre a temática. Para tal fim, foi aplicado um questionário em 19 (ex)estudantes de uma universidade pública federal através do aplicativo Google Forms. Dentre os resultados, a análise indica que o tema ainda é pouco estudado no curso e que há pouca clareza na definição e diferenciação dos termos medicalização, patologização e medicação, e na compreensão das causas e desdobramentos do processo.

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Biografia do Autor

Jacqueline Cavalcanti Chaves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação.

Rafaela Afonso dos Anjos, Grupo Educacional MOPI, Rio de Janeiro

Pedagoga, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Grupo Educacional MOPI, Rio de Janeiro, RJ. 

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Chaves, J. C., & Anjos, R. A. dos. (2023). Medicalização e educação: um estudo sobre a formação de pedagogas e pedagogos. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (30), 214-232. https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13796