Diferença entre os níveis dos perfis da síndrome de burnout em professores da Educação Básica: um estudo comparativo por sexo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14564

Palavras-chave:

Trabalho docente, Esgotamento profissional, Saúde mental

Resumo

Este estudo teve como objetivo comparar os perfis da síndrome de burnout, em professores da Educação Básica, por sexo. Foi realizado um estudo transversal com amostra de 184 participantes. Foram utilizados o Questionnaire Burnout Clinical Subtype e o questionário sociodemográfico. Os resultados apontaram que não houve diferenças estatisticamente significativas para os perfis “Frenético”, na comparação ao sexo. Por outro lado, as análises sinalizaram uma diferença estatisticamente significativa para o perfil “Subdesafiado”. A ausência de diferença no perfil Frenético, em relação ao sexo, se restringe às circunstâncias laborais de ensino experimentadas por professores e professoras, mas não traz explicações conclusivas sobre a experiência das professoras, no tocante ao conflito, manejo e às experiências da interface ensino/tarefas domésticas, durante a etapa de emergência em saúde pública. No que se refere ao perfil subdesafiado, a diferença encontrada entre homens e mulheres pode ser oriunda do estilo de manejo emocional e cognitivo, estabelecido pela cultura, para os homens, em diversas instâncias sociais. No tocante ao perfil desgastado, as diferenças, por sexo, em suas experiências de esgotamento foram equalizadas pelos desafios de lecionar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine David Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe.

Emile Santos de Almeida, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe.

Francisco Vitor Soldá de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Calila Mireia Pereira Caldas, Centro Universitário Ages

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e docente da graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Ages - Campus Paripiranga

Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Psicologia pela Universidad Complutense de Madrid e Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Referências

ABÓS, Ángel; SEVIL-SERRANO, Javier, MONTERO-MARÍN, Jesus; JULIÁN, José Antonio; GARCÍA-GONZÁLEZ, Luis. Examining the psychometric properties of the Burnout Clinical Subtype Questionnaire (BCSQ-12) in secondary school teachers. Current Psychology, v. 40, p. 3809-3826, 2021. https://doi.org/10.1007/s12144-019-00333-7 Acesso em: 1 mar. 2024.

AKTAN, Osman; TORAMAN, Çetin. The relationship between Technostress levels and job satisfaction of Teachers within the COVID-19 period. Education and Information Technologies, v. 27, n. 7, p. 10429-10453, 2022. https://doi.org/10.1007/s10639-022-11027-2. Acesso em: 1 mar. 2024.

ARANDA-RENEO, Isaac; PEDRAZ-MARCOS, Azucena; PULIDO-FUENTES, Montserrat. Management of burnout among the staff of primary care centres in Spain during the pandemic caused by the SARS-CoV-2. Human resources for health, v. 19, n. 1, p. 1-10, 2021. https://doi.org/10.1186/s12960-021-00679-9 Acesso em: 1 mar. 2024.

ARAÚJO, Tânia Maria de; PINHO, Paloma de Sousa; MASSON, Maria Lucia Vaz. Trabalho e saúde de professoras e professores no Brasil: reflexões sobre trajetórias das investigações, avanços e desafios. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, p. 1-102-109. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00087318. Acesso em: 10 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Síndrome de Burnout, Brasília, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sindrome-de-burnout. Acesso em: 10 mar. 2024.

BASTOS, Vítor Fonseca; SILVA, Nayra Suze Souza e; HAIKAL, Desirée Sant´Ana; SILVEIRA, Marise Fagundes; PINHO, Lucineia de; BRITO, Maria Fernanda Santos Figueiredo; SILVA, Rosângela Ramos Veloso. Physical education teachers of the basic public education of Minas Gerais in the pandemic of COVID-19: Working conditions, health and lifestyle. Journal of Physical Education, v. 33, P.1-10, 2022. https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v33i1.3324 Acesso em: 1 mar. 2024.

CALAINHO, Paula; CRUZ, Sofia Alexandra; CERDEIRA, Jorge. Burnout no ensino superior: um estudo exploratório. Forum Sociológico, n. 41, p. 47-60, 2022. Disponível em: https://journals.openedition.org/sociologico/10862. Acesso em: 10 mar. 2024.

CARDOSO, Jafé da Silva; NUNES, Claudio Pinto; MOURA, Juliana Silva. Adoecimento docente: uma breve análise da saúde de professores do município de Medeiros Neto/BA. Revista Teias, v. 20, n. 57, p. 125-140, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.12957/teias.2019.39552. Acesso em: 10 mar. 2024.

CARLOTTO, Mary Sandra; BRAUN, Ana Claudia; RODRIGUEZ, Sandra Yvonne. Spiendler; DIEHL, Liciane. Burnout em professores: diferença e análise de gênero. Contextos clínicos, v. 7, n. 1, p. 86-93, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2014.71.08. Acesso em: 10 mar. 2024. Acesso em: 1 mar. 2024.

CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout em professores: prevalência e fatores associados. Psicologia: teoria e Pesquisa, v. 27, p. 403-410, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-37722011000400003. Acesso em: 10 mar. 2024.

CHANG, Ying-Fen; CHIEN, Wei-Cheng. Constructing a model of the emotional labour process of junior high school teachers. Teachers and Teaching, p. 1-21, 2023. https://doi.org/10.1080/13540602.2023.2265822. Acesso em: 1 mar. 2024.

CHEN, Siyuan; NTIM, Seth Yeobah; ZHAO, Yilun; QIN, Jinliang. Characteristics and influencing factors of early childhood teachers’ work stress and burnout: A comparative study between China, Ghana, and Pakistan. Frontiers in Psychology, v. 14, p. 1-14, 2023. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1115866. Acesso em: 1 mar. 2024.

DA COSTA, Wânia Mirleny Machado. O adoecimento dos docentes: perspectivas do cotidiano pessoal e profissional uma breve revisão de literatura. Scientia Generalis, v. 3, n. 1, p. 287-295, 2022. Disponível em: https://purl.org/27363/v3n1a27. Acesso em: 10 mar. 2024.

DOS SANTOS, Sandro Abner Severiano; DE SOUSA FLORÊNCIO, Thaís. Adoecimento docente na perspectiva de professores de Itarema-CE. Conexão ComCiência, v. 1, n. 4, 2024. Disponível em: https://orcid.org/0000-0002-6530-. Acesso em: 10 mar. 2024.

DEMARZO, Marcelo; GARCÍA-CAMPAYO, Javier; MARTÍNEZ-RUBIO, David; PÉREZ-ARANDA, Adrián; MIRAGLIA, Joao Luiz; HIRAYAMA, Marcio Sussumu; SALVO, Vera Morais Antonio de; CICUTO, Karen; FAVARATO, Maria Lucia; TERRA, Vinicius; OLIVEIRA, Marcelo Batista de; GARCÍA-TORO, Mauro; MODREGO-ALARCÓN, Marta; MONTERO-MARÍN, Jesús. Frenetic, under-challenged, and worn-out burnout subtypes among brazilian primary care personnel: Validation of the Brazilian “burnout clinical subtype questionnaire” (BCSQ-36/BCSQ-12). International journal of environmental research and public health, v. 17, n. 3, p. 1-8, 2020. https://doi.org/10.3390/ijerph17031081. Acesso em: 1 mar. 2024.

FARBER, Barry A. Introduction: Understanding and treating burnout in a changing culture. Journal of clinical psychology, v. 56, n. 5, p. 589-594, 2000. https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-4679(200005)56:5<589::AID-JCLP1>3.0.CO;2-S. Acesso em: 1 mar. 2024.

HASHIMOTO, Hirofumi; MAEDA, Kaede. Collegial organizational climate alleviates Japanese schoolteachers’ risk for burnout. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 5338, 2021. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.737125. Acesso em: 1 mar. 2024.

GARCÍA-CARMONA, Marina; MARÍN, María Dolores; AGUAYO, Raimundo. Burnout syndrome in secondary school teachers: A systematic review and meta-analysis. Social Psychology of Education, v. 22, p. 189-208, 2019. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doi/10.1007/s11218-018-9471-9. Acesso em: 10 mar. 2024.

GOSS-SAMPSON, Mark. Statistical analyses in JASP a guide for students: JASP v 0.16. 5ª Ed. Londres: Mark Goss-Sampson/JASP (Recurso eletrônico), 2022. Acesso em: 24 fev. 2024. Disponível em: https://jasp-stats.org/wp-content/uploads/2022/04/Statistical-Analysis-in-JASP-A-Students-Guide-v16.pdf. Acesso em: 1 mar. 2024.

HAIR, Joseph Franklin; BLACK, William; BABIN, Barry; ANDERSON, Rolph Ely; TATHAM, Ronald. Análise multivariada de dados. 6ª Ed. Tradução: A. S. Sant’Anna. Bookman, 2009.

HOOKS, Bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2021

IRSHAD, Khurram; ASHRAF, Ifra; AZAM, Fahad; SHAHEEN, Abida. Burnout prevalence and associated factors in medical students in integrated modular curriculum: A cross-sectional study. Pakistan Journal of Medical Sciences, v. 38, n. 4, p. 801, 2022. https://doi.org 10.12669/pjms.38.4.5052. Acesso em: 1 mar. 2024.

LIMA, Cleiton Faria; REIMBERG, Cristiane Oliveira; SILVA, Jefferson Peixoto da; LORENZI, Ricardo Luiz. Seminários trabalho e saúde dos professores: precarização, adoecimento e caminhos para a mudança. São Paulo: FUNDACENTRO, 2023. Disponível em: http://arquivosbiblioteca.fundacentro.gov.br/exlibris/aleph/a23_1/apache_media/HNR4SCAXA4Q6G9GXGF8T9NVHSVT234.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.

LIZANA, Pablo; VEGA-FERNADEZ, Gustavo; GOMEZ-BRUTON, Alejandro; LEYTON, Bárbara; LERA, Lydia. Impact of the COVID-19 Pandemic on Teacher Quality of Life: A Longitudinal Study from before and during the Health Crisis. International journal of environmental research and public health, v. 18, n. 7, p. 3764, 2021. https://doi.org/10.3390/ijerph18073764. Acesso em: 1 mar. 2024.

MANZANO-GARCÍA, Guadalupe; AYALA-CALVO, Juan-Carlos. New Perspectives: Towards an Integration of the concept" burnout" and its explanatory models. Anales de psicología, v. 29, n. 3, p. 800-809, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.6018/analesps.29.3.145241. Acesso em: 10 mar. 2024.

MARTÍNEZ‐RUBIO, David; MARTÍNEZ‐BROTONS, Cristina; MONREAL‐BARTOLOMÉ, Alicia, BARCELÓ‐SOLER, Alberto; CAMPOS, Daniel; PÉREZ‐ARANDA, Adrián; COLOMER-CARBONELL, Ariadna; CERVERA-TORRES, Sergio; SOLÉ, Silvia; MORENO, Yolanda; MONTERO‐MARÍN, Jesús. Protective role of mindfulness, self‐compassion and psychological flexibility on the burnout subtypes among psychology and nursing undergraduate students. Journal of advanced nursing, v. 77, n. 8, p. 3398-3411, 2021. https://doi.org/10.1111/jan.14870. Acesso em: 1 mar. 2024.

MCDANIEL, Sara; MAHATMYA, Duhita; BRUHN, Allison. Educator burnout in the age of COVID-19: A mediation analysis of perceived stressors, work sense of coherence, and sociodemographic characteristics. Teaching and teacher education, v. 137, p. 104384, 2024. https://doi.org/10.1016/j.tate.2023.104384. Acesso em: 1 mar. 2024.

MONTERO-MARÍN, Jesús; GARCÍA-CAMPAYO, Javier. A newer and broader definition of burnout: Validation of the" Burnout Clinical Subtype Questionnaire (BCSQ-36)". BMC Public Health, v. 10, p. 1-9, 2010. https://doi.org/10.1186/1471-2458-10-302. Acesso em: 1 mar. 2024.

MONTERO-MARÍN, Jesús; GARCÍA-CAMPAYO, Javier; FAJÓ-PASCUAL, Marta; CARRASCO, José Miguel; GASCÓN, Santiago; GILI, Margarita; MAYORAL-CLERIES, Fermín. Sociodemographic and occupational risk factors associated with the development of different burnout types: the cross-sectional University of Zaragoza study. BMC psychiatry, v. 11, p. 1-13, 2011a. Disponível em: http://www.biomedcentral.com/1471-244X/11/49. Acesso em: 10 mar. 2024.

MONTERO-MARÍN, Jesús; GARCÍA-CAMPAYO, Javier; MERA, Domingo Mosquera; DEL-HOYO, Yolanda López. A new definition of burnout syndrome based on Farber's proposal. Journal of occupational medicine and toxicology, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2009. https://doi.org/10.1186/1745-6673-4-31. Acesso em: 1 mar. 2024.

MONTERO-MARÍN, Jesús; PRADO-ABRIL, Javier; DEMARZO, Marcelo; GARCÍA-TORO, Mauro; GARCÍA-CAMPAYO, Javier. Burnout subtypes and their clinical implications. Revista de Psicopatología y Psicología Clínica, v. 21, n. 3, p. 231-242, 2016. Disponível em: http://10.5944/rppc.vol.21.num.3.2016.15686. Acesso em: 10 mar. 2024.

MONTERO-MARÍN, Jesús; SKAPINAKIS, Petros; ARAYA, Ricardo; GILI, Margarita; GARCÍA-CAMPAYO, Javier. Towards a brief definition of burnout syndrome by subtypes: development of the" burnout clinical subtypes questionnaire"(BCSQ-12). Health and quality of life outcomes, v. 9, p. 1-12, 2011b. Disponível em http://www.hqlo.com/content/9/1/74. Acesso em: 10 mar. 2024.

PADMANABHANUNNI, Anita; PRETORIUS, Tyrone; STIEGLER, Nancy; BOUCHARD, Jean-ierre. A serial model of the interrelationship between perceived vulnerability to disease, fear of COVID-19, and psychological distress among teachers in South Africa. In: Annales Médico-psychologiques, revue psychiatrique. Elsevier Masson, p. 23-28 2022. https://doi.org/10.1016/j.amp.2021.11.007. Acesso em: 1 mar. 2024.

PAIVA, Roberta Soares. O adoecimento do professor da educação básica: Uma análise à luz das ciências do trabalho The basic education teacher’s ilness process: An analysis in the light of work sciences. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 7, p. 74820-74840, 2021. Disponível em: https://orcid.org/10.34117/bjdv7n7-589. Acesso em: 10 mar. 2024.

PALUDO, Elias Festa. Os desafios da docência em tempos de pandemia. Em Tese, v. 17, n. 2, p. 44-53, 2020. https://doi.org/10.5007/1806-5023.2020v17n2p44. Acesso em: 1 mar. 2024.

PURVANOVA, Radostina; MUROS, John. Gender differences in burnout: A meta-analysis. Journal of vocational behavior, v. 77, n. 2, p. 168-185, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jvb.2010.04.006. Acesso em: 10 mar. 2024.

RĂDUCU, Camelia-Mădălina; STĂNCULESCU, Elena. Personality and socio-demographic variables in teacher burnout during the COVID-19 pandemic: a latent profile analysis. Scientific reports, v. 12, n. 1, p. 14272, 2022. https://doi.org/10.1038/s41598-022-18581-2. Acesso em: 1 mar. 2024.

RIDREMONT, Damien; BOUJUT, Emilie; DUGAS, Eric. Burnout profiles among French healthcare professionals caring for young cancer patients. Supportive Care in Cancer, v. 32, n. 1, p. 74, 2024.https://doi.org/10.1007/s00520-023-08291-4. Acesso em: 1 mar. 2024.

RUXTON, Graeme Douglas. The unequal variance t-test is an underused alternative to Student's t-test and the Mann–Whitney U test. Behavioral Ecology, v. 17, n. 4, p. 688-690, 2006. https://doi.org/10.1093/beheco/ark016. Acesso em: 1 mar. 2024.

SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis educativa, v. 15, p.1-14, 2020. https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em: 1 mar. 2024.

SILVA, Jerto Cardoso da; LEAL, Luiza Tamara Almeida; SCHMIDT, Stefanie; FUHR, Maiara da Silva; SARAIVA, Eduardo Steindorf. Saúde mental, adoecimento e trabalho docente. Psicologia Escolar e Educacional, v. 27, p. 1-8, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392023-242262. Acesso em: 10 mar. 2024.

TAXER, Jamie; GROSS, James. Emotion regulation in teachers: The “why” and “how”. Teaching and teacher education, v. 74, p. 180-189, 2018. https://doi.org/10.1016/j.tate.2018.05.008. Acesso em: 1 mar. 2024.

ZANATTA, Aline Bedin; LUCCA, Sergio Roberto de. Prevalence of Burnout syndrome in health professionals of an onco-hematological pediatric hospital. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 49, p. 0253-0258, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000200010. Acesso em: 10 mar. 2024.

ZANELLO, Valeska. A prateleira do amor: sobre homens, mulheres e relações. 1ª Ed. Curitiba: Appris, 2022.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Andrade Santos, K. D., Santos de Almeida, E., Soldá de Souza, F. V., Mireia Pereira Caldas, C., & Pereira da Silva, J. (2024). Diferença entre os níveis dos perfis da síndrome de burnout em professores da Educação Básica: um estudo comparativo por sexo. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (31), 89-102. https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14564