Mal-estar docente na universidade em tempos neoliberais: uma discussão psicanalítica e interseccional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14577

Palavras-chave:

Mal-estar docente, Universidade, Psicanálise, Neoliberalismo, Interseccionalidade

Resumo

Este trabalho, pautado na interface Educação e Psicanálise, em interlocução com autores contemporâneos das Ciências Humanas que discutem os efeitos do neoliberalismo no campo da Educação, tem por objetivo discutir teoricamente sobre o mal-estar na universidade, mais especificamente no que diz respeito ao sofrimento psíquico de docentes de universidades públicas brasileiras. As demandas desses professores, nos âmbitos do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, a partir de uma lógica neoliberal, estão sob a égide do produtivismo acadêmico. Para a psicanálise, não há realidade pré-discursiva, ou seja, a realidade é marcada pelo discurso de determinada época. Dito de outra forma, os sujeitos têm suas subjetividades impactadas pela organização social do momento histórico em que estão inseridos. A partir da teorização lacaniana dos quatro discursos e de um enfoque interseccional, sobretudo no que concerne à discussão dos marcadores de gênero e raça, conclui-se que a lógica neoliberal se presentifica nas demandas institucionais inesgotáveis que se articulam e colocam em funcionamento discursos de dominação que objetificam discentes e docentes.

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Biografia do Autor

Beatriz Almeida Gabardo Traldi, Universidade Estadual de Campinas

Mestra em Ciências da Saúde pela FEnf/Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutoranda no programa de pós-graduação em Saúde, Reabilitação e Interdisciplinaridade na FCM/UNICAMP e psicóloga.

Caroline Heloisa Sapatini, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga pela Universidade Paulista, mestranda no programa de pós-graduação em Saúde, Reabilitação e Interdisciplinaridade na FCM/UNICAMP.

Sabrina Gurita Lima, Universidade Estadual de Campinas

Graduanda em Fonoaudiologia pela FCM/UNICAMP.

Kelly Cristina Brandão da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Docente da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Traldi, B. A. G., Sapatini, C. H. ., Gurita Lima, S., & Brandão da Silva, K. C. . (2024). Mal-estar docente na universidade em tempos neoliberais: uma discussão psicanalítica e interseccional . APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (31), 233-249. https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14577