Filosofia francesa: escola, educação como escrita estética e política

Autores

  • Marcelo Serute

Palavras-chave:

Foucault, Educação, Estética, Política textual, Discursividade, Escritura

Resumo

Este artigo pretende problematizar produções de textos do campo da educação como produção política e estética, se aparecer pela condição de não neutralidade do texto em relação à práxis. Nesse sentido, ao se tematizar sobre a educação-escola fugindo de seu sentido convencional, no que tange aos arranjos discursivos instalados sob tendências e polarizações interpretativas e também articulado com intérpretes da filosofia francesa, este artigo planeja ir além desse convencionalismo, ou seja, reconduzir tais aligeirados fatalismos educativos junto ao sentido da educação com base em Michel Foucault, Gilles Deleuze, Jacques Derrida. Sugere-se uma metodologia de investigação discursiva sobre os saberes da educação que se ascendem do seu lócus histórico e sociológico e são refletidos pelas ideias e teorias sobre as produções educativas valorizadas por meio de uma crítica às suas escrituras, as quais terminam como o texto educativo e escolar. Mas o sentido desta crítica estaria mais voltado para tensionar tal texto como potência e não apenas como forma de comentário, nesse sentido, parece pertinente tecer algumas possibilidades de encontro entre tal escritura com o sentido educativo-escolar se for colocada sob uma valoração estética e de potencialização política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Serute, M. (2017). Filosofia francesa: escola, educação como escrita estética e política. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (16). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/2346