Ambiência para Brincar: análise da organização dos espaços de um centro infantil

Autores

  • Marilete Calegari Cardoso
  • Lílian Fonseca Lima

Palavras-chave:

Educação Infantil, Brincar, Ambiente, Organização de Espaços

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre a ambiência para brincar, enquanto espaço mediador – fonte de experiência, relação e aprendizagem para /e com as crianças. O artigo revela parte de uma pesquisa, em andamento, num centro infantil pertencente a uma universidade do estado da Bahia. Seu objeto se refere à organização do ambiente e os espaços para o brincar na educação infantil. A metodologia qualitativa, utilizada na investigação, efetivou-se no campo dos estudos etnográficos, tendo a observação, o registro em diário de campo e fotográfico como instrumentos de coleta de dados. Os dados coletados e posteriormente analisados reforçaram as lacunas existentes em relação à organização de espaços que deem oportunidades de brincadeiras – manipulável, simbólica, motora e o brincar-livre da criança. Constatamos a necessidade destes espaços serem revistos para assegurar de forma efetiva e um ambiente com qualidade para a educação infantil. Essa ambiência precisa ser reconhecida pelas crianças como um espaço feito por eles, ou seja, não somente como um espaço para ser frequentado, mas sim construído por todos que o frequentam.

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Como Citar

Calegari Cardoso, M., & Fonseca Lima, L. (2017). Ambiência para Brincar: análise da organização dos espaços de um centro infantil. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 2(15). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/2456