FILOSOFIA E EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE: PENSANDO COM PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Avelino da Rosa Oliveira
  • Gomercindo Ghigg

Palavras-chave:

Filosofia da educação, Paulo Freire, Autonomia, Liberdade, Autoridade

Resumo

O presente texto nasce da motivação de compreender um espaço de sala de aula em processo de formação-investigação com professores em serviço, num programa de formação inicial. Seu objetivo é desvelar os fundamentos filosóficos de tal discussão, tomando como base o pensamento de Paulo Freire. Inicialmente, os autores discutem o lugar da filosofia nos cursos de formação de professores, destacando que sua tarefa é pensar o presente, em busca da verdade. Sobre este pano de fundo são projetadas, ainda, reflexões sobre Estado, ética, história, liberdade, autoridade, diálogo e autonomia. Num segundo passo, é discutida a concepção freiriana de liberdade humana, a qual vem sendo historicamente negada para a maioria. Aí, tem especial interesse o problema do inacabamento humano e da conseqüente necessidade de interferir na história para a conquista da liberdade. Finalmente, abordando a questão da autonomia e da intencionalidade educativa, o artigo conclui que Freire busca dar consistência argumentativa à tese a favor da relação entre autoridade, liberdade e autonomia. A autoridade legítima possibilita a instalação de condições para a construção da autonomia séria, competente e comprometida. A autoridade, neste sentido, tem indispensável presença na formação dos educandos para a autonomia

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Como Citar

da Rosa Oliveira, A., & Ghigg, G. (2014). FILOSOFIA E EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE: PENSANDO COM PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (3). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3067