A educação médica, o professor de medicina e o Projeto Político-Pedagógico da escola médica

Autores

  • Luciano Abreu de Miranda Pinto
  • Mary Rangel

Palavras-chave:

Educação médica, Professor de medicina, Projeto-Político Pedagógico, Escola médica

Resumo

A educação médica vem sofrendo cronicamente de uma crise de
paradigma. As respostas para a crise, oriundas da reflexão no interior das
próprias Escolas Médicas e de outras entidades da classe, acabaram, de certa
forma, sendo incorporadas ao texto das Diretrizes Curriculares Nacionais dos
Cursos de Graduação em Medicina publicadas em 2001. O perfil do formando,
expresso nas referidas diretrizes, integra conceitos ampliados de educação e
saúde e aponta para a necessidade de que um dos protagonistas do processo
de ensino-aprendizagem, o professor de medicina, seja cada vez mais um
educador. Como não há educador sem Projeto Pedagógico, a discussão do
Projeto Político-Pedagógico da Escola Médica se torna uma urgência. Este
Projeto, dadas as suas funções integradora, atualizadora e estruturante, se
oferece como um componente essencial na qualificação da prática docente e
da própria educação médica. Para tal, o Projeto precisa ser uma construção coletiva e amplamente discutida no interior das Escolas Médicas, sob o risco
de se transformar numa inovação estéril, técnica e regulatória que poucas
contribuições trará para a educação médica. Resta saber se as Escolas Médicas
serão capazes de enfrentar esse desafio ou se sucumbirão na busca.

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Como Citar

Pinto, L. A. de M., & Rangel, M. (2014). A educação médica, o professor de medicina e o Projeto Político-Pedagógico da escola médica. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 1(12). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3112