A educação médica, o professor de medicina e o Projeto Político-Pedagógico da escola médica
Palavras-chave:
Educação médica, Professor de medicina, Projeto-Político Pedagógico, Escola médicaResumo
A educação médica vem sofrendo cronicamente de uma crise de
paradigma. As respostas para a crise, oriundas da reflexão no interior das
próprias Escolas Médicas e de outras entidades da classe, acabaram, de certa
forma, sendo incorporadas ao texto das Diretrizes Curriculares Nacionais dos
Cursos de Graduação em Medicina publicadas em 2001. O perfil do formando,
expresso nas referidas diretrizes, integra conceitos ampliados de educação e
saúde e aponta para a necessidade de que um dos protagonistas do processo
de ensino-aprendizagem, o professor de medicina, seja cada vez mais um
educador. Como não há educador sem Projeto Pedagógico, a discussão do
Projeto Político-Pedagógico da Escola Médica se torna uma urgência. Este
Projeto, dadas as suas funções integradora, atualizadora e estruturante, se
oferece como um componente essencial na qualificação da prática docente e
da própria educação médica. Para tal, o Projeto precisa ser uma construção coletiva e amplamente discutida no interior das Escolas Médicas, sob o risco
de se transformar numa inovação estéril, técnica e regulatória que poucas
contribuições trará para a educação médica. Resta saber se as Escolas Médicas
serão capazes de enfrentar esse desafio ou se sucumbirão na busca.