O sentido do saber à expansão da vida: um estudo fenomenológico do processo de aquisição da leitura
Palavras-chave:
Alfabetização, Leitura, Perspectiva trágica, Relações de poder, FenomenologiaResumo
O estudo apresenta a discussão dos resultados de uma pesquisa
realizada com 06 crianças e 02 professoras responsáveis pela alfabetização
dessas crianças, com o objetivo de investigar os deslocamentos que a aquisição
da leitura possibilita ao sujeito aprendente no que concerne às posições que
ocupa em relação a seus pares e professores. A fenomenologia, aliada ao
pensamento trágico, foi o método escolhido para orientar a coleta e o tratamento
dos dados, assim como o poder disciplinar, em Foucault. Os resultados sugerem
uma reflexão sobre as relações de poder que acontecem em sala de aula como
efeito dos sentidos atribuídos ao saber/não-saber
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Como Citar
Paixão, D. L. L., & Pereira, O. P. (2018). O sentido do saber à expansão da vida: um estudo fenomenológico do processo de aquisição da leitura. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 2(9). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3148
Edição
Seção
ARTIGOS