Avaliação cognitiva: contribuições para um melhor desempenho escolar

Autores

  • Roberta Rocha Borges
  • Orly Zucatto Mantovani de Assis

Palavras-chave:

Dificuldade de aprendizagem, Piaget, Cognição, Desempenho escolar, Diagnóstico operatório

Resumo

Este artigo apresenta as experiências de avaliação cognitiva realizadas
pelo Serviço de Avaliação e Intervenção Psicopedagógica (SAIP), serviço de
extensão comunitária realizado pelo Laboratório de Psicologia Genética da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). As crianças atendidas, na faixa
etária de 7 a 10 anos, e com dificuldades na escola, cursam o ensino fundamental
público ou particular de Campinas-SP e região, sendo avaliadas quanto ao
aspecto cognitivo, enfocando-se suas estruturas intelectuais. Os resultados
encontrados revelam que 94% das crianças avaliadas não possuem as estruturas
cognitivas esperadas. Assim, o objetivo do SAIP é sugerir maneiras mais eficazes
de intervenção pedagógica para auxiliar essas crianças na escola.

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Como Citar

Borges, R. R., & de Assis, O. Z. M. (2018). Avaliação cognitiva: contribuições para um melhor desempenho escolar. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 2(9). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3152