des-razão como possibilidade criativa na desconstrução da realidade
Palavras-chave:
Ensino de filosofia, Formação de professores, EducaçãoResumo
Esse texto apresenta-se como uma retomada de um trabalho
realizado com onze professores/as de filosofia da rede pública paulista em
um workshop que teve a intenção de provocar, revirar, cavoucar as normalidades
que nos são apresentadas como um regime de verdades, de valores morais, de
ética. Tanto com o trabalho que desenvolvemos com os/as professores quanto
neste texto, buscamos muito mais estranhar que explicar. Para essa viagem,
escolhemos como companheiros Nietzsche e Foucault para discutir o papel
da razão na produção da realidade e de seu conhecimento assim como a
racionalidade que acompanha o “saber ver” que parece expulsar as diferenças
e singularidades caóticas do mundo. Trazemos, então, acompanhadas de dois
filmes, O Hotel de um milhão de dólares e Adeus, Lênin!, possibilidades que
discutimos com os/as professores/as na intenção de abrir ao ensino de filosofia
a produção de um conhecimento que não visaria explicações conceituais, mas
que se proporia a transformar a vida em jogo, como faz a arte.