des-razão como possibilidade criativa na desconstrução da realidade

Autores

  • Elenise Cristina Pires de Andrade
  • Renato Beluche

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, Formação de professores, Educação

Resumo

Esse texto apresenta-se como uma retomada de um trabalho
realizado com onze professores/as de filosofia da rede pública paulista em
um workshop que teve a intenção de provocar, revirar, cavoucar as normalidades
que nos são apresentadas como um regime de verdades, de valores morais, de
ética. Tanto com o trabalho que desenvolvemos com os/as professores quanto
neste texto, buscamos muito mais estranhar que explicar. Para essa viagem,
escolhemos como companheiros Nietzsche e Foucault para discutir o papel
da razão na produção da realidade e de seu conhecimento assim como a
racionalidade que acompanha o “saber ver” que parece expulsar as diferenças
e singularidades caóticas do mundo. Trazemos, então, acompanhadas de dois
filmes, O Hotel de um milhão de dólares e Adeus, Lênin!, possibilidades que
discutimos com os/as professores/as na intenção de abrir ao ensino de filosofia
a produção de um conhecimento que não visaria explicações conceituais, mas
que se proporia a transformar a vida em jogo, como faz a arte.

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Como Citar

de Andrade, E. C. P., & Beluche, R. (2018). des-razão como possibilidade criativa na desconstrução da realidade. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 1(8). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3167