APRESENTAÇÃO

Autores

  • Zamara Araújo dos Santos

Resumo

O tema da linguagem cruza a história do pensamento como uma potência cujo campo de ressonância é indissociável de certos elementos que circundam a fundação e a atividade da nossa cultura e o advento e o exercício da própria razão. Tomado sob esse aspecto fundacional, o enfoque da linguagem, então, permeia um horizonte de questões que
não se constituem sem que venha à baila toda uma tradição e, com isto, ainda, também uma formação ou uma educação, inscritas no domínio da cultura. Portanto, ao tomar como crivo esta indissociabilidade, verifica-se que a relação entre educação e linguagem converge para um mesmo nível de condições e atravessamentos, de modo que a pergunta sobre a linguagem e seu plano de determinação contorna uma fronteira que insere a linguagem numa dimensão duplamente móvel e necessária.
Esse duplo aspecto indica uma clivagem no interior da própria questão, pois ainda que esta última dimensão assinale o caráter relevante e constante da linguagem como objeto de indagação, esta por sua vez interdita uma interpretação fixa e linear.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

dos Santos, Z. A. (2018). APRESENTAÇÃO. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 2(7). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3194