A EFETIVIDADE DA POLÍTICA HABITACIONAL NO BRASIL: o Banco Nacional de Habitação e o Programa Minha Casa Minha Vida
DOI:
https://doi.org/10.22481/ccsa.v20i35.12574Resumo
O Brasil é um país que convive historicamente com a falta de habitações adequadas principalmente para populações de baixa renda, e esse problema afeta não só a qualidade de vida dessas pessoas, como também a capacidade de emancipação econômica e social. Dado esta questão, a problemática que instiga esta investigação é verificar como se deram e quão efetivas foram as ‘políticas habitacionais’ do Banco Nacional de Habitação e do Programa Minha Casa Minha Vida para a redução do déficit habitacional no país. Com relação a essa problemática, o objetivo geral deste trabalho é identificar e analisar as principais ações, programas e políticas habitacionais realizadas e como essas medidas impactaram no combate do déficit habitacional, assim como explicitar de que forma essas experiências foram bem ou malsucedidas no intercurso das suas aplicações. A investigação se justifica pela relevância da moradia adequada para o combate das desigualdades, bem como para a geração de renda, a valorização familiar e pessoal, a transformação social e a promoção de uma vida digna. Como resultado, aponta-se que as políticas habitacionais foram incapazes de lidar de maneira adequada com o problema da habitação.
Downloads
Referências
ARAGÃO, T. A. Influência das políticas habitacionais na construção do espaço urbano metropolitano de Fortaleza - História e perspectivas. Dissertação de mestrado defendida no instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional IPPUR/UFRJ, 2010.
ARAGÃO, T. A. CARDOSO, A. L. Do fim do BNH ao Programa Minha Casa Minha Vida: 25 anos da política habitacional no Brasil In: CARDOSO, A. L. (Org.) O Programa Minha Casa Minha Vida e seus Efeitos Territoriais. Rio de Janeiro: Letra Capital, p. 17-66, 2013.
AZEVEDO, S. Vinte e dois anos de política de habitação popular (1964-1986): criação, trajetória e extinção do BNH. Revista de Administração Pública. v.22, n.4, out./dez. 1988.
___________. Desafios da Habitação Popular no Brasil: políticas recentes e tendências In: CARDOSO, A. L. (Org.) HABITAÇÃO SOCIAL NAS METRÓPOLES BRASILEIRAS: Uma avaliação das políticas habitacionais em Belém, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo no final do século XX. Porto Alegre: ANTAC, p.12-42, 2007.
BONDUKI, N. Community led housing in Brazil: Historical review, current situation and intervention prospects. Housing Finance International. v. XXXIII n.3, p. 18-25, 2019.
____________. Habitação Social: Cem anos de política pública. São Paulo: Editora Unesp: Edições Sesc, 2014
____________. Origens da Habitação Social no Brasil: arquitetura moderna, lei do inquilinato e difusão da casa própria. São Paulo: Estação Liberdade, 2011.
CAMPANHONI, A. Análise comparada entre o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) e o Plano Nacional de Habitação (PlanHab): contexto econômico do lançamento do programa e seus impactos na execução da política habitacional. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Escola Nacional de Administração Pública, Brasília, 2019.
DEPIERI. O Programa Minha Casa Minha Vida: política habitacional nos governos Lula e Dilma no período de 2009 a 2014. Tese PUC-SP, 2016.
GIAMBIAGI, F.; VILELLA, A.; CASTRO, L. B.; HERMANN, J. Economia Brasileira Contemporânea: 1945-2010. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
MOTTA, L. D. A questão da habitação no Brasil: políticas públicas, conflitos urbanos e o direito à cidade, 2011.
SANTOS, C. H. M. Políticas Federais de Habitação no Brasil 1964-1998. Texto para discussão nº 654, Brasília: IPEA, jul. 1999.
SILVA JUNIOR, C. G. A POLÍTICA HABITACIONAL BRASILEIRA ENTRE 2003 E 2010: RUPTURAS E CONTINUISMOS. Dissertação (Mestrado em Economia), Faculdade de Ciências e Letras, Departamento de Economia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2011.
SIMÃO, E. ‘Minha Casa’ tem menor verba desde 2009. Valor Econômico, São Paulo, 10 ago. 2018. Disponível em: <http://www.valor.com.br/cultura/4834784/juros-e-conservadorismo-intelectual>. Acesso em: 13 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.