Ações de governo aberto: avanços e desafios para efetivar a participação popular no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da Prefeitura Municipal de Itabuna, na Bahia

Autores

  • Carlos Alberto Bispo Marques Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

DOI:

https://doi.org/10.22481/cssa.v14i24.3231

Palavras-chave:

Gestão pública, Participação popular, Serviço de Informação ao Cidadão

Resumo

Algumas iniciativas governamentais tendem a caracterizar ações que favorecem a relação entre gestão e população assistida, principalmente quando se trata do interesse por atos e fatos administrativos de relevância social. O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) na estrutura da gestão pública tem o propósito de abrir espaço e tornar a administração mais democrática e participativa. Discutir a implantação do SIC em Itabuna, na Bahia, é o ponto norteador da discussão neste artigo. Com base em uma pesquisa descritiva, realizou-se uma análise documental no SIC virtual e presencial desse município no período entre 2013 e 2015. O objetivo foi responder a questões relacionadas ao nível de efetividade da participação popular, às demandas do cidadão e verificar se esse direito de acesso à informação tem resultado em intervenções do gestor para aprimorar a administração pública municipal. 

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Publicado

2018-03-27

Como Citar

Marques, C. A. B. (2018). Ações de governo aberto: avanços e desafios para efetivar a participação popular no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da Prefeitura Municipal de Itabuna, na Bahia. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 14(24), 15. https://doi.org/10.22481/cssa.v14i24.3231

Edição

Seção

Artigos